Rossy de Palma, uma das Musas de Almodovar

2930

Matéria de Magda Miranda
A atriz espanhola (e também musa Almodóvar), Rossy de Palma, nasceu em Palma de Mallorca em 16 de Setembro de 1964. Mas seu nome de batismo é Rosa Elena García Echave. Com Pedro Almodóvar fez vários filmes, foi ganhadora de várias premiações, entre elas o “Prêmio Especial” do Festival Internacional de Filme de Locarno, na Itália, pelo filme “Hors Jeu”, de 1998.

A atriz tem um rosto de feições fortes e nariz adunco, o tipo de perfil que se conhece em Espanha vulgarmente como perfil picassiano, contudo afirmou que nunca pensou em se submeter a cirurgia estética porque confessa que se gosta e se aceita como é. Seu biotipo marcante a tornou presença constante em desfiles de Jean-Paul Gaultier e Thierry Mugler.

A princípios dos anos 80 fez parte de um grupo musical chamado Peor Impossible, onde mostrou seu talento como cantora e dançarina. Na época com o grupo musical fez várias tourneés e ganhava a vida como podiam como qualquer outro grupo surgido durante a época da movida madrilenha, da que Rossy foi uma de seus protagonistas.

Também trabalhou durante muitos anos de garçonete em um pub e foi ali onde conheceu a Pedro Almodóvar, que começava a ser conhecido entre o público da movida graças a seus filmes Pepi, Luci, Bom…, Labirinto de Paixões… Era o ano 1986 quando Pedro Almodóvar a descobriu e a colocou em um pequeno papel em A Lei do Desejo, em uma compartilhando uma divertida cena com o ator Eusebio Poncela.

“Chica Almodóvar”

Dali então partiu para vários trabalhos com o diretor manchego, como em Mulheres à beira de um ataque de nervos, junto a competentes atores, tais como: Carmen Maura, Antonio Bandeiras e María Barranco. Durante os anos 90 foi uma “Chicas Almodóvar” com filmes como A flor de meu segredo – no papel da irmã de Marisa Paredes – em Kika, recebeuu a indicação ao Prêmio Goya da academia de cinema como melhor atriz coadjuvante.

Pouco depois, protagonizou filmes para directores franceses como Karim Dridi e também realizou alguns spots ou pequenos papéis em séries televisivas. Seu talento interpretativo foi pouco reconhecido mas à margem de tudo isso desde o princípio se converteu em uma personagem absolutamente popular, sendo alvo da imprensa marron, com a que tem mantido sempre uma tortuosa e desagradável relação. Seu último filme com Almodóvar foi o recente Os abraços Partidos.

VIDA PESSOAL

É grande amiga da também atriz, Victoria Abril. Foi Vitória quem a conduziu para trabalhos no cinema francês. Ainda nos anos 90 época em que começou a trabalhar com Almodóvar, fez atuações para outros cineastas espanhóis. Em início deste século passou a viver em Paris com seus dois filhos depois de terminar sua relação com o modelo espanhol Santiago Lajusticia.

Rossy afastou-se nos últimos anos do cinema e da vida pública para embarcar em projetos mais relacionados com a música. Mas recentemente voltou a Espanha para rodar e promover um filme musical em que fez uma curta participação: Vinte centímetros (2009). Em seguida participou do filme Los Abrazos Rotos (os abraços partidos, 2009) de Pedro Almodóvar.

Comente Aqui!