Atrizes Adolescentes no Cinema

2208

A adolescência é sempre uma época que rende discussão e bilheteria. Na década de 40 a juventude era descrita como a ideal, filhos não discutiam com os pais. Nas décadas seguintes o cenário mudou, com a colocação das dificuldades que a idade trazia. Várias atrizes brilharam nesses filmes. Algumas iniciaram a carreira ainda crianças, outras já adolescentes, mas poucas conseguiram o mesmo sucesso na idade adulta. Listamos aqui para vocês a relação de algumas atrizes que fizeram bastante sucesso como adolescentes nos filmes.

 
Margaret O’Brien (1937) começou a carreira como atriz infantil, dividindo a tela com Judy Garland e chegou a ganhar o Oscar de Melhor atriz infantil em 1945. Adolescente contracenou em Little Woman, com Elizabeth Taylor, porém sua carreira não chegou a decolar e embora ela tenha feito pequenas participações.
Sue Lyon (1946) ficou conhecida por seu papel no filme Lolita, de 1962. Também contracenou ao lado de Ava Gardner em The Night of the Iguana. Terminou sua carreira precocemente em 1986, só conseguindo papéis secundários.
June Pressier (1920 – 1984)  fez alguns musicais na MGM na década de 40, e era bastante conhecida por suas habilidades como acrobata.  Morreu em um acidente automobilístico em 1984.
Tatum O’Neil (1963) ganhou um Oscar por melhor atrz coadjuvante em Lua de Papel e fez bastante sucesso com o adolescente Little Darlings, de 1980. Era muito amiga de Michael Jackson.
Sandra Dee (1942 – 2005), talvez uma das atrizes adolescentes mais conhecidas do grande público. Fez vários filmes com essa temática, tendo iniciado a carreira cmo modelo. Após seu casamento com Bob Darin os estúdios fizeram filmes mais adultos com o casal.

 

Deanna Durbin (1921 – 2013):  atriz e cantora canadense que adquiriu grande fama como adolescente em musicais e comédias de Hollywood. Aposentou-se cedo ao se casar em 1948.

 

Ann Rutheford (1917 – 2012): a atriz participou de filmes conhecidos como E o Vento Levou, mas foi na série Andy Hardy, ao lado de Mickey Rooney que ela teve mais destaque.

 

Brooke Shields (1965) iniciou a carreira como modelo infantil e ganhou fama como uma das mais fotografadas e reconhecidas modelos do mundo. Protagonizou o polêmico Pretty Baby, onde fazia uma adolescente no mundo da prostituição. Também é bastante conhecida por A Lagoa Azul.

 

Drew Barrymore (1975): atriz, produtora e diretora norte-americana. Integrante mais jovem da célebre família Barrymore, apareceu pela primeira vez em um anúncio quando tinha onze meses de vida.

 

Dimple Kapadia (1957): a atriz indiana participou do primeiro filme com temática adolescente da Índia, Bobby (1973). Afastou-se das telas ao se casar no mesmo ano, aos 17 anos, retornando 10 anos mais tarde às telas.

 

Elizabeth Taylor (1932 – 2011): iniciou a carreira ainda criança e foi uma das poucas atrizes que conseguiram estabelecer uma carreira sólida, da infância a idade adulta.

 

Jane Powell (1929): a atriz e cantora trabalhou em muitos musicais da MGM, além de séries, e era um dos rostos mais conhecidos da década de 40. Ao lado da jovem Elizabeth Taylor trabalhou em A Date with Judy.

 

Jodie Foster  (1962): a premiada atriz e diretora também iniciou a carreira cedo, ainda criança, mas foi na adolescência que começou a se destacar em filmes como Taxi Driver e Bugsy Malone.

 

Judy Garland (1922 – 1969): atriz e cantora, era uma fas maiores estrelas da era de ouro dos musicais hollywoodianos. Dividiu as telas muitas vezes com Mickey Rooney, ganhando muito dinheiro para a MGM. Sua carreira foi abalada pelo vício em medicamentos, morrendo precocemente aos 49 anos.

 

Pepa Flores (1948): conhecida como Marisol, é uma atriz e cantora espanhola que fez enorme sucesso com uma série de filmes.

 

Molly Ringwald (1968): era talvez o rosto mais conhecido da década de 80, por vezes chamada de a maior estrela teen de todos os tempos.

 

Natalie Wood (1938 – 1981): também foi um das que conseguiu ultrapassar a barreira e fazer sucesso na vida adulta. Seu primeiro filme adolescente foi Juventude Transviada, ao lado de James Dean. Após isso recebeu destaque em diversos outros papéis até falecer afogada em 1981.

 

Phoebe Cates (1963): atriz famosa por papéis em filmes como: Paraíso Azul, Gremlins e Gremlins.

 

Sally Field (1946): com uma sólida carreira como atriz, produtora e diretora, iniciou a carreira aos 18 anos na série de televisão Gidget.

 

Shirley Temple  (1928 – 2014): a maior atriz infantil de todos os tempos tentou continuar a carreira na adolescência, e chegou a atuar ao lado de Cary Grant, porém não conseguiu seguir. Tornou-se política.

 

 

Lana Turner: (1921 – 1995): conhecida por sua sensualidade, a atriz também fez alguns filmes adolescentes da série Andy Hardy, mas como era bastante adulta para a idade logo a colocaram em filmes mais adultos.

Comente Aqui!