17 Curiosidades sobre Al Pacino!
Descubra curiosidades fascinantes sobre Al Pacino, um dos maiores ícones do cinema. Explore detalhes sobre sua carreira, filmes marcantes, prêmios e fatos pouco conhecidos da vida do ator que conquistou o mundo com seu talento único.

1. ALFREDO JAMES PACINO É DESCENDENTE DE ITALIANOS
Seus avós maternos são originários de Corleone, na Sicília, e seus avós paternos de San Fratello, também na Sicília. Seus pais, Salvatore e Rose, se separaram quando ele tinha apenas dois anos. Al tem mais quatro irmãs por parte de pai: Roberta, Paula e Desiree.
2. ELE PASSOU A INFÂNCIA COM A MÃE E A AVÓ
“Sonny”, apelido de sua infância, foi criado no Bronx, Nova York. Ele e sua mãe frequentavam o cinema local, e ele chegava em casa contando as histórias para sua avó. Porém, o garoto detestava estudar e abandonou os estudos aos 17 anos. Saiu de casa após uma discussão, deixando sua mãe desesperada. Aos 22 anos, Rose faleceu, deixando Al extremamente abalado. Sua mãe tinha apenas 43 anos.
3. ANTES DA FAMA, ELE PASSOU POR MUITAS DIFICULDADES
Como muitos atores, o início não foi fácil. Ele chegou a trabalhar em várias funções enquanto buscava oportunidades no teatro e tentava custear seus estudos de interpretação. Dormiu nas ruas, ficou em casas de amigos e passou fome. Dentre os trabalhos que exerceu estão: mensageiro, caixa de supermercado, engraxate, office boy e jornaleiro.
4. AL PACINO CHEGOU A SER GAROTO DE PROGRAMA!
O ator revelou em uma entrevista que, no início da carreira, uma mulher mais velha lhe oferecia moradia e alimentação em troca de sexo. Ele confessou: “Algumas vezes, quando eu acordava de manhã, me odiava um pouco”.
5. AL PACINO JÁ FOI PRESO!
Em 1961, ele foi preso por portar uma arma de fogo. Felizmente, foi solto logo depois.
6. OS PALCOS SÃO SUA GRANDE PAIXÃO
Ele começou sua carreira teatral na HB Studio, em Greenwich Village, Nova York. Sua peça mais recente foi em 2016, com “China Doll”, de David Mamet. Pacino jamais abandonou os palcos!
7. A ACTORS STUDIO MUDOU SUA VIDA
Rejeitado em seu primeiro teste, ele conseguiu entrar na famosa escola em 1967. Atualmente, é um de seus presidentes ao lado de Ellen Burstyn e Harvey Keitel. Ele sempre considerou Lee Strasberg seu grande mentor.
8. SUA ESTREIA NO CINEMA FOI EM 1969
Seu primeiro filme foi Me, Natalie (1969), com um papel tão pequeno que é difícil encontrar imagens de sua participação!
9. O PRIMEIRO GRANDE PAPEL: “OS VICIADOS” (1971)
Pacino brilhou como um jovem viciado em Panic in Needle Park (1971), papel que chamou a atenção do diretor Francis Ford Coppola.
10. COPPOLA INSISTIU EM ESCOLHER PACINO PARA “O PODEROSO CHEFÃO”
Os produtores chamavam Al de “anão Pacino” e queriam atores como Robert Redford ou Jack Nicholson. Mas Coppola insistiu que Al Pacino atuasse em O Poderoso Chefão, e o resto é história!
11. AS INDICAÇÕES AO OSCAR NOS ANOS 70
Pacino foi indicado ao Oscar por filmes como O Poderoso Chefão (1972), Serpico (1973) e Um Dia de Cão (1975). Mas só ganhou o prêmio em 1992, por “Perfume de Mulher”.
12. ELE RECEBEU SEU OSCAR AOS 52 ANOS
Perfume de Mulher (1992) foi um grande sucesso, mas muitos consideram seu Oscar um prêmio de consolo.
13. RECUSOU GRANDES PAPÉIS EM FILMES ICÔNICOS
Pacino recusou papéis em filmes como Guerra nas Estrelas, Apocalypse Now, Uma Linda Mulher e Maré Vermelha.
14. O TELEFONEMA EM “UM DIA DE CÃO” FOI IMPROVISADO
A icônica cena ao telefone foi totalmente improvisada por Pacino e Chris Sarandon.
15. AMIZADES FAMOSAS
Pacino é grande amigo de Robert De Niro e foi muito próximo de John Cazale. Ele também admira Colin Farrell e Johnny Depp.
16. SUA VIDA AMOROSA E FILHOS
Apesar de nunca ter se casado, teve relacionamentos com Jill Clayburgh, Diane Keaton e outras.
O ator tem quatro filhos: Olivia Pacino (nascida em 1989 da relação com Jan Tarrant), os gêmeos Olivia e Anton (nascidos em 2001 do relacionamento com Beverly Ângelo) e Roman Pacino (nascido em 2023 do namoro com Noor Alfallah).
17. HÁBITOS, VÍCIOS E PAIXÕES
Pacino é um fã ávido de William Shakespeare, ama ópera e fala fluentemente italiano e espanhol. Ele também foi um fumante inveterado, mas largou o cigarro em 1994 para proteger sua voz. No entanto, ainda fuma cigarros de ervas para aliviar a saudade do tabaco.