19 de abril de 2025

De Volta Para o Futuro a Tenet: Os Melhores Filmes de Viagem no Tempo

Prepare-se para uma maratona temporal! Lista completa dos filmes essenciais sobre viagem no tempo para fãs de ficção científica.

de-volta-pro-futuro

Como nosso site tem um foco em filmes clássicos, selecionamos os melhores filmes sobre viagens no tempo produzidos até o início dos anos 1990. Esta lista valoriza especialmente as produções anteriores aos anos 80, que estabeleceram as bases do gênero. Confira agora a nossa lista de filmes sobre viagem no tempo:

Romance Antigo (Berkeley Square, 1933), de Frank Lloyd: Apaixonado pelo século XVIII, o cientista Peter Standish acidentalmente acaba transportado para a Londres de 1784. Ali, assume a identidade de um antepassado e cai de amores pela prima Helen. Os outros parentes acham que ele é uma espécie de feiticeiro, porque dá mostsra de conhecer o futuro muito bem. Desgostoso, Peter volta aos dias de hoje e descobre que a prima morreu nova e solteira. Entregue à solidão, ele espera reunir-se a ela, quando Deus quiser.
A Máquina do Tempo (The Time Machine, 1960), de George Pal: H. George Wells (Rod Taylor), um cientista inglês do final do século XIX, constrói uma máquina do tempo com a qual consegue viajar até o ano de 802701, no qual encontra um mundo completamente distinto. A raça humana está dividida em duas partes. Os Eloi, na superfície do planeta, um povo dócil e pacífico, e os Morlocks nos subterrâneos, raça violenta, deformada e canibal.
Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968), de Franklin J. Schaffner: George Taylor, um astronauta americano, viaja por séculos em estado de hibernação. Ao acordar, ele e seus companheiros se vêem em um planeta dominado por macacos, no qual os humanos são tratados como escravos e nem mesmo tem o dom da fala.
Os Dois Mundos de Jennie Logan (The Two Worlds of Jennie Logan, 1979), de Frank De Felitta: Mulher é magicamente transportada por 100 anos ao passado quando veste um antigo vestido que encontrou no sótão de sua nova casa. Passa então a viver um dilema: permanecer no presente e manter um casamento infeliz ou ficar no passado e entregar-se a um amor verdadeiro.
Um Século em 43 Minutos (Time After Time, 1979), de Nicholas Meyer: A cidade está em pânico em razão das mortes cometidas por Jack, o Estripador (David Warner), mas o escritor H.G. Wells (Malcolm McDowell) está entusiasmado em mostrar aos seus amigos uma invenção extraordinária, que ainda não foi testada: uma máquina do tempo. Entretanto, se o viajante não tiver uma chave específica a máquina retornará sozinha de onde partiu, como um pombo-correio. Neste momento chega a polícia dando uma busca no local, pois o perigoso assassino se encontra nas proximidades. Logo descobrem provas comprometedoras de que John Lesley Stevenson, um dos convidados do escritor, é o criminoso, mas ele desapareceu como por encanto.
Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time, 1980): Um dramaturgo (Christopher Reeve) viaja no tempo para 1912 em busca de um amor impossível, desafiando as leis do destino. Romance atemporal com Jane Seymour.

 

O Exterminador do futuro (The Terminator, 1985), de James Cameron: Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um androide com a missão de matar a mãe daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.
Peggy Sue – Seu Passado a Espera (Peggy Sue Got Married, 1986), de Francis Ford Coppola: : Peggy Sue (Kathleen Turner) volta a 1960 em seu corpo adolescente. Um clássico sobre amor e segundas chances, com Nicolas Cage.
De Volta para o Futuro ( Back to the Future, Back to the Future, Part II and Back to the Future, Part III, 1985, 1989 e 1990). A saga de um jovem e um cientista em suas viagens no tempo em Hill Valley.

Mais sobre a autora