Claude Henri Jean Chabrol nasceu em Paris, em 24 de junho de 1930. O diretor é considerado um dos principais nomes da nouvelle vague.
A paixão pelos filmes surgiu na infância, quando ele começou a frequentar os cinemas de Paris. Aos 11 anos de idade brincava de ser um projecionista. Chabrol estudou Direito e Farmácia, abandonando ambos os estudos. Na década de 50 começou a trabalhar na 20th Century Fox e a escrever para a Cahiers du cinéma. Em 1959, dirigiu seu primeiro filme, Le Beau Serge, em Sardent, filme que se tornou o manifesto inicial da Nouvelle Vague.
O diretor se consagrou por seu domínio desde comédias até nos dramas e suspenses. Ele trabalhou constantemente com o roteirista Paul Gégauff, explorando temas como aborto, a hipocrisia da sociedade e traições em geral. Conhecer Isabelle Huppert na década de 70 deu um novo vigor à sua carreira. Ele recebeu, por sua obra cinematográfica excepcional, o prêmio René Clair da Académie Française em 2005.O diretor faleceu em 12 de setembro de 2010 de complicações cardíacas e pulmonares. Tinha 80 anos. Confira alguns de seus melhores filmes: