Helen Rose, a primeira designer chefe de Hollywood

2291

Helen Rose foi uma das poucas mulheres que se tornaram designers chefes de um grande estúdio de cinema. Seu estilo era elegante e discreto. Ela era especializada em trabalhar com chiffon, um tecido difícil para alguns.

Nascida em 2 de fevereiro de 1904, ela estudou na Academia de Belas Artes de chicago, mudando-se para Los Angeles em 1929. Lá foi contratada pelo Lester Costume Company para criar figurinos para a vaudeville. Depois trabalhou para Ernie Young.  No início dos anos 40 passou a trabalhar fazendo figurinos para a 20th Century Fox, onde fez figurinos para os musicais. Em 1943 foi contratada pela MGM como designer chefe para substituir o designer Adrian. Ficou na MGM de 1942 a 1966. Quatro anos depois, quando Irene também saiu, ela assumiu o trbalho de designer chefe. Durante o tempo em que permaneceu lá vestiu grandes musas como Elizabeth Taylor, Deborah Kerr, Esther Williams e Lana Turner.

Um dos destaques de sua carreira eram os vestidos de noivas. Foi dela o modelo que Grace Kelly usou em seu casamento com o príncipe Rainier de Mônaco assim como o conjunto usado no casamento civil. Ela também desenhou o vestido de noiva usado por Elizabeth Taylor no filme O Pai da Noiva e no seu casamento com Nicky Hilton. Também são dela os vestidos de casamento de Debbie Reynolds e Jane Powell.

Nos anos 60 ela deixou a MGM e abriu seu próprio negócio, fazendo vestidos para famosos e ricos, além de escrever uma coluna de moda. Rose também escreveu uma autobiografia em 1976. A figurinista morreu em 1985 na Califórnia. A figurinistra foi indicada oito vezes ao Oscar, ganhando duas vezes, a primeiro em The Bad and the Beautiful (1952) e a segunda em  I’ll Cry Tomorrow (1955).

Veja alguns vestidos criados por Helen:

Comente Aqui!