Moss Mabry, figurinista que criou a Jaqueta vermelha de James Dean

101

Nascido na Flórida, Moss Mabry começou a fazer seus primeiros desenhos no ensino médio mas acabou estudando Engenharia Mecânica na Universidade da Flórida. Foi só mais tarde que ele foi para Hollywood e começou a frequentar a Escola de Arte. Após frequentar o Instituto de Arte Chouirard, ele trabalhou como designer por três anos para Don Loper. Assinou contrato com a Warner Bros e começou a lançar seus modelos fantásticos. Dentre os astros que ele vestiu estavam Lana Turner, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Goldie Hawn, Doris Day, Liza Minelli, James Dean, Marlon Brando, Dean Martin e Robert Redford.

Dentre os filmes em que trabalhou estão Disque M para Matar (1954), Mutiny on the Bounty (1962), King Kong (1976), dentre outros.
O figurinista recebeu quatro nomeações para o Oscar ao longo de sua carreira: Giant (1956), What a Way to Go! (1964), Morituri (1965) e The Way We Were (1973). Mabry declarou que sua mais difícil tarefa foram as constantes trocas de figurino de Elizabeth Taylor em Giant (1956). A atriz trocou de roupa 42 vezes ao longo do filme que abrangia o período de 20 anos.

Mabry certa vez disse que os testes de guarda-roupa são desanimadores porque é a primeira vez que os produtores e diretores entram em contato com as roupas escolhidas. E ver algo que antes tinha sido projetado com esboços pode ser agradável ou causar um choque. Segundo o figurinista, foi um prazer vestir Grace Kelly, e o difícil era escolher o que não devia ser usado em cena. No entanto o seu projeto mais emblemático foi a famosa jaqueta vermelha que James Dean usava em Rebel Without a Cause, de 1955. Houve boatos de que a jaqueta na verdade tinha sido comprada em uma loja para homens em Hollywood, mas Mabry afirmou que ele fez três das jaquetas de nylon vermelha que Dean usou no filme. E mesmo que a jaqueta parecesse simples, ele trabalhou até nos pequenos detalhes de gola e bolsos.

Mabry aconselhou jovens figurinistas a descobrir tudo o que pudessem sobre os tecidos usados, como usá-los, como drapejar, dentre outras coisas. O figurinista morreu em 25 de janeiro de 2006 aos 87 anos após passar anos com problemas respiratórios e cardíacos. Sua carreira englobou mais de 80 filmes realizados entre 1953 e 1988, quando ele se aposentou.

Comente Aqui!