Moss Mabry, figurinista que criou a Jaqueta vermelha de James Dean

627

Nascido na Flórida, Moss Mabry começou a fazer seus primeiros desenhos no ensino médio mas acabou estudando Engenharia Mecânica na Universidade da Flórida. Foi só mais tarde que ele foi para Hollywood e começou a frequentar a Escola de Arte.

Após frequentar o Instituto de Arte Chouirard, ele trabalhou como designer por três anos para Don Loper. Assinou contrato com a Warner Bros e começou a lançar seus modelos fantásticos. Dentre os astros que ele vestiu estavam Lana Turner, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Goldie Hawn, Doris Day, Liza Minelli, James Dean, Marlon Brando, Dean Martin e Robert Redford.

Moss Mabry

Dentre os filmes em que trabalhou estão Disque M para Matar (1954), Mutiny on the Bounty (1962), King Kong (1976), dentre outros. O figurinista recebeu quatro nomeações para o Oscar ao longo de sua carreira: Giant (1956), What a Way to Go! (1964), Morituri (1965) e The Way We Were (1973). Mabry declarou que sua mais difícil tarefa foram as constantes trocas de figurino de Elizabeth Taylor em Giant (1956). A atriz trocou de roupa 42 vezes ao longo do filme que abrangia o período de 20 anos.

Mabry certa vez disse que os testes de guarda-roupa são desanimadores porque é a primeira vez que os produtores e diretores entram em contato com as roupas escolhidas. E ver algo que antes tinha sido projetado com esboços pode ser agradável ou causar um choque. Segundo o figurinista, foi um prazer vestir Grace Kelly, e o difícil era escolher o que não devia ser usado em cena.

Desenhos
Desenhos
Desenhos
Desenhos

No entanto o seu projeto mais emblemático foi a famosa jaqueta vermelha que James Dean usava em Rebel Without a Cause, de 1955. Houve boatos de que a jaqueta na verdade tinha sido comprada em uma loja para homens em Hollywood, mas Mabry afirmou que ele fez três das jaquetas de nylon vermelha que Dean usou no filme. E mesmo que a jaqueta parecesse simples, ele trabalhou até nos pequenos detalhes de gola e bolsos.

Mabry aconselhou jovens figurinistas a descobrir tudo o que pudessem sobre os tecidos usados, como usá-los, como drapejar, dentre outras coisas. O figurinista morreu em 25 de janeiro de 2006 aos 87 anos após passar anos com problemas respiratórios e cardíacos. Sua carreira englobou mais de 80 filmes realizados entre 1953 e 1988, quando ele se aposentou.

Confira alguns de seus figurinos:

Shirley Maclaine em What a Way to Go! (1965)
Jerry Lewis e Leslie Parrish em Three on a Couch (1966)
Rock Hudson e Elizabeth Taylor em Giant
Jessica Lange em King Kong
Jessica Lange em King Kong
James Dean em Rebel
Virna Lisi em How to Murder Your Wife (1965)
Patty McCormack em The Bad Seed (1956)
Natalie Wood e James Dean em Rebel
Shirley Maclaine em What a Way to Go! (1965)
Lana Turner em The Sea Chase (1955)
Tarita Teriipaia em Mutiny on the Bounty (1962)
Shirley Maclaine em What a Way to Go! (1965)
Sharon Tate The Wrecking Crew
doris day em Move Over Darling (1963)
Marlon Brando em Mutiny on the Bounty (1964)
Doris Day em Lucky Me 1954
Doris Day em Lucky Me 1954
Grace Kelly em Disque M para Matar
Grace Kelly em Disque M para Matar
Grace Kelly em Disque M para Matar
Grace Kelly em Disque M para Matar
Cactus flower 1969 –
Dyan Cannon em Love Machine, 1971
Cactus Flower (1969)
Ann-Margret, em Murderers Row (1966)

Comente Aqui!