20 Filmes que abordam o universo Circense

1622

O Monstro do Circo / The Unknown (1927): Um criminoso se esconde em um circo. Disfarçando-se como um atirador de facas sem braços, se torna um grande sucesso. Após a bela Nanon dizer que se sente segura por ele não ter braços, decide fazer uma operação para tira-los. Com Joan Crawford e Lon Chaney.

 

 

O Homem que Ri / The Man Who Laughs (1928): Gwynplaine teve o rosto desfigurado durante a infância. Seu rosto mostra um eterno sorriso. Já adulto, é levado para um circo onde servirá de atração. Com Conrad Veidt.

O Circo / The Circus (1928): O vagabundo é confundido com um ladrão. Refugiando-se em um circo, começa a trabalhar como um faz de tudo. Mas logo se transforma na atração principal. Com Charles Chaplin.

Monstros / Freaks (1932): Hans, apesar de estar noivo da doce Frieda, apaixona-se perdidamente por Cleópatra, uma trapezista. Má e egoísta, a mulher inicialmente brinca com os sentimentos do anão, aproveitando-se para debochar dele ao lado do seu amante, o brutamontes Hércules. Ao descobrir que Hans, na verdade é um herdeiro, Cleópatra decide casar-se com ele, mata-lo e tomar sua herança.

Charlie Chan no Circo / Charlie Chan at the Circus (1936): Um dono de circo é encontrado morto após receber várias cartas o ameaçando. Todos passam a ser suspeitos, já que ninguém gostava dele.

Os Irmãos Marx no Circo / At the Circus (1939): Após saberem que o circo do sr. Baker pode ser tomado a qualquer momento, os Irmãos Marx partem para ajuda-lo a todo custo.

Dumbo (1941): Dumbo, um pequeno elefante, nasceu com orelhas enormes. Com a ajuda de seu amigo, o simpático ratinho Timóteo, ele irá virar a principal atração de um circo. Tudo isso porque ele consegue voar!

O Circo / El Circo (1943): Inspirado em Chaplin, Cantinflas traz sua própria versão da história. Aqui ele é um homem que consegue  um emprego no circo, e lá se apaixona por uma bela moça. Tentando chamar sua atenção, ele será capaz de subir em um trapézio.

O Maior Espetáculo da Terra / The Greatest Show on Earth (1952): Considerado um dos maiores do gênero, foi dirigido pelo grande Cecil B. DeMille e traz um elenco invejável: Betty Hutton, James Stewart  e Cornel Wilde. A rotina de um circo é mudada com a chegada do grande Sebastian, um trapezista que irá formar um triângulo amoroso com a bela Holly.

Os Saltimbancos / Man on a Tightrope (1953): Karel Cernik (Fredric March), é um gerente de um circo que é investigado após a polícia secreta suspeitar que ele mantém em sua trupe artistas de outras nacionalidades. O homem também terá que lidar com vários problemas familiares e começa a suspeitar que há espiões entre os membros do circo.

O Rei do Circo / 3 Ring Circus (1954): O filme traz a dupla Jerry Lewis e Dean Martin como Pete e Jerry. Após buscarem emprego durante um bom tempo, conseguem um bico como domadores de leões no circo de Jill Brent (Joanne Dru). Algum tempo depois, Jerry se transforma na maior atração do lugar.

O Grande Espetáculo / Carnival Story (1954): Após ser pega roubando, Willie (Anne Baxter) recebe a proposta de trabalhar para o circo para não ser denunciada. Mas não será fácil sobreviver, já que o número é difícil e ela terá que ir para a cama com seu salvador.

A Estrada da Vida / La Strada (1954): Essa é a triste história de Gelsomina (Giuletta Masina). Vendida pela mãe, é ensinada pelo bruto Zampanò (Anthony Quinn) a fazer alguns truques. Juntos eles irão ganhar a vida. Zampanò humilha Gelsomina, e a trata como sua escrava.

Trapézio / Trapeze (1956): Tino (Tony Curtis) vai até Paris, aprender mais alguns truques no trapézio com o famoso Mike Ribble (Burt Lancaster). Os dois se tornam amigos. Mas a amizade é ameaçada com a chegada da bela trapezista Lola (Gina Lollobrigida).

 

 

O Grande Circo / The Big Circus (1959): Hank Whirling (Victor Mature) consegue um empréstimo para investir em seu circo. Coloca seu empregado Randy Sherman, para manter um olho sobre as finanças. Após alguns acidentes acontecerem, ele começa a perceber que há alguém da equipe tentando sabotar o seu projeto.

A Mais Querida do Mundo / Billy Rose’s Jumbo (1962): Uma ótima oportunidade de conferir mais uma vez a bela voz de Doris Day. Ela é Kitty, uma linda garota que se apresenta no circo. A outra grande atração é o elefante Jumbo. A chegada de um homem irá abalar a todos.

O Mundo do Circo / Circus World (1964): Um grande empresário americano quer levar sua trupe para se apresentar na Europa. Espera, dessa maneira, sanar os problemas da equipe e ao mesmo tempo encontrar sua ex-mulher. Com Claudia Cardinale, Rita Hayworth e John Wayne.

O Circo do Medo / Circus of Fear (1966): O Circo aparentemente normal se torna cenário para diversos crimes e assassinatos. Chama a atenção o elenco que traz Christopher Lee, Suzy Kendall, Cecil Parker e Klaus Kinski.

Mera Naam Joker (1970): Raju (Raj Kapoor) relembra seus grandes momentos da vida. Desde a infância, quando sonhava em ser palhaço, até a idade adulta, quando perdeu seu grande amor.

El circo de Capulina (1978): Um rancheiro vai visitar sua sobrinha em um circo. Lá acaba trabalhando como trapezista, malabarista e palhaço.

Os Saltimbancos Trapalhões (1981): Baseado na obra de Chico Buarque, traz a história de 4 amigos que se tornam as maiores atrações de um circo.

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBiografia de António Silva
Próximo artigoConsegue Acertar quem são essas atrizes clássicas?
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre o cinema. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.