As Adaptações do Mágico de Oz no Cinema

1463

Confira as mais famosas adaptações para as telas do clássico de Frank Baum. A Mais famosa de todas foi a de 1939, trazendo Judy Garland no papel principal. Frank Baum escreveu uma série de livros contando as aventuras de um mundo de fantasias chamado Oz. A obra já foi traduzida para quase todas as línguas e teve diversas adaptações para o teatro, televisão e cinema. A mais famosa foi a de 1939, trazendo Judy Garland no papel principal. Este ano iniciou-se uma superprodução em 3D, dirigida por John Boorman. Vejamos algumas das versões mais importantes para o cinema:

The Fairylogue and Radio-Plays (1908): Primeira versão. Era uma mistura de atores com imagens de lanterna mágica. Foi colorido com um processo conhecido como “radio-play”. Trazia a atriz Romola Remus como Dorothy.

The Wonderful Wizard of Oz (1910). O curta de 15 minutos é o mais antigo filme que ainda existe. É uma compilação de vários musicais de teatro. Os créditos do filme foram perdidos e não há provas de quem seja o diretor ou os atores que participaram. Há fontes que indicam que Bebe Daniels participou mas não há provas. Outros que talvez estejam no elenco são Hobart Bosworth , Robert Z. Leonard , Eugenie Besserer , Winifred Greenwood , Lillian Leighton , Olive Cox, Marcia Moore, e Alvin Wycoff. Swartz . O filme pode ser assistido.

His Majesty, the Scarecrow of Oz (1914): Dirigido por J. Farrell MacDonald, foi estrelado por Violet MacMillan, Frank Moore, Vivian Reed , Todd Wright, Pierre Couderc , e Fred Woodward. No ano seguinte foi lançado como The New Magic of Oz. O filme é vagamente baseado no livro.

The Wizard of Oz (1925): Larry Semon, o diretor, também faz o papel do Espantalho. Oliver Hardy aparece como o Homem de Lata. O filme introduz vários personagens e é bastante diferente da versão dos livros, centrando-se mais no Espantalho. Dorothy é interpretada por Dorothy Dwan, que também era esposa de Larry Semon.

The Wizard of Oz (1939): a versão mais conhecida foi produzida pela gigante MGM e dirigida por Victor Fleming. Trazia Judy Garland como Dorothy e Frank Morgan, Ray Bolger, Jack Haley, Bert Lahr, Billie Burke e Margaret Hamilton no elenco. A sequência do Kansas são em preto e branco enquanto que as cenas de Oz recebem as cores do Technicolor.

The Wonderful Land of Oz (1969): Esse filme de baixo orçamento foi dirigido por Barry Mahon. É estrelado por Chandos Castelo Mahon. Mahon queria Judy Garland narrando o filme mas não conseguiu.

Ayşecik ve Sihirli Cüceler Rüyalar Ülkesinde (1971): Filme turco do diretor Tunç Başaran. Dorothy nessa versão se chama AYSA e foi feito pela atriz Zeynep Değirmencioğlu.  Faz parte de uma série de clássicos adaptados para as telas e que trazia sempre a mesma atriz no papel principal. Infelizmente esse filme não tem legendas e quem quiser assistir terá que ser no original turco. Também pode ser sincronizado com o álbum Dark Side of the Moon, do Pink Floyd.

Journey Back to Oz (1974): Desenho animado. É considerada a sequência oficial do filme de 1939 e foi dublado por Liza Minnelli, filha de Judy Garland.

The Wiz (1978): Versão musical dirigida por Sidney Lumet, traz Michael Jackson como o Espantalho e Diana Ross como a Dorothy. Foi baseado em espetáculo da Broadway.

Return of Oz (1985): Filme da Walt Disney Pictures considerado uma sequência não oficial do clássico de 1939 já que a MGM não aprovou. Dirigido por Walter Murch, trazia Fairuza Belk como a Dorothy. Se tornou um filme cult mas na época não foi bem recebido.

Oz the Great and Powerful (2013): Dirigido por Sam Raimi mostra a história antes da chegada de Dorothy na terra de Oz. Não foi bem recebida pela crítica mas foi um imenso sucesso de bilheteria. Traz o James Franco como o mágico.

Comente Aqui!