As Várias Versões de A Lagoa Azul

2322

Com certeza você já deve ter assistido algumas vezes o já clássico A Lagoa Azul, exibido à exaustão na sessão da tarde dos anos 80 e 90. Mas talvez você não saiba que o filme teve outras versões anteriores e posteriores a mais famosa delas. Confira aqui em nossa matéria.

O romance The Blue Lagoon foi o primeiro de uma trilogia de livros publicada em 1908. Os outros volumes são The Garden of God, de 1923 e The Gates of Morning, de 1925. Todos foram escritos por Henry De Vere Stacpoole, que na época utilizou o pseudônimo de Tyler De Saix. A inspiração veio através de uma breve carreira como médico de navios. Um período em que ele viajou constantemente por regiões consideradas exóticas. A trilogia o enriqueceu, e ele pode viver tranquilamente até o final de sua vida, em 1951.

A História: A Lagoa Azul conta a história de duas crianças que, após um naufrágio, vão parar em uma ilha paradisíaca. Dicky e Emmeline Lestrange são primos, e passam a ser cuidados por Paddy Button. Ele lhes ensina tudo o que pode para que os jovens sobrevivam na ilha, mas pouco tempo depois falece. Dicky e Emmeline crescem, e a amizade se transforma em paixão. O livro foi levado às telas quatro vezes:

The Blue Lagoon (1923), de Dick Cruikshanks:

A primeira versão trazia Molly Adair e Arthur Pusey nos papéis principais e foi realizada em locações africanas. Só consegui encontrar essas fotos, mas não tenho muita certeza se é de fato do filme, que aparentemente está perdido:

 

The Blue Lagoon (1949), de Frank Launder:

A segunda versão foi estrelada por Jean Simmons e Donald Houston, que foi selecionado após testes com mais de 5000 candidatos. Outros personagens foram incluídos nesta versão, como alguns comerciantes. As filmagens foram realizadas nos estúdios Pinewood, na Inglaterra. Confira algumas fotos:

A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, 1980), de Randal Kleiser:

A mais famosa versão traz Brooke Shields e Christopher Atkins nos papéis principais. A atriz tinha apenas 14 anos durante as filmagens, e segundo informações do dvd, Kathy Troutt, uma treinadora de golfinhos e modelo foi utilizada nas cenas de nudez. As filmagens foram realizadas na Jamaica e Nanuya Levu. Confira algumas fotos:

THE BLUE LAGOON, Bradley Pryce, Brooke Shields, Christopher Atkins, 1980, (c) Columbia
Kathy Troutt, que teria sido dublê de corpo de Brooke Shields

De Volta à Lagoa Azul (1991), de William A. Graham:

O filme trazia Milla Jovovich e Brian Krause nos papéis principais e é uma espécie de continuação do filme de 1980. Não fez sucesso nem de crítica nem de público. Confira algumas fotos:

Lagoa Azul: O Despertar (Blue Lagoon: The Awakening, 2012), de Mikael Salomon, Jake Newsome, Eric Bross:

A versão para a televisão traz Indiana Evans e Brenton Thwaites nos papéis principais e é uma espécie de releitura da história, já que os personagens vão parar na ilha praticamente já adultos. Christopher Atkins, que fez o Dicky da versão de 1980 surge como o personagem Christiansen. Confira as fotos:

Christopher Atkins

Comente Aqui!