Mais 10 Famosos filmes perdidos

711

Eu já tinha feito uma matéria com os 10 filmes perdidos mais famosos. Mas a lista é imensa, e de vez em quando eu vou fazendo outras complementações. Você pode ver a primeira parte aqui nesse link. Na primeira matéria eu cito que um dos fatores que fazia com que os filmes fossem perdidos era o fato deles serem produzidos com nitrato até o início dos anos 50. O material era altamente inflamável e era comum causarem incêndios.

E os números são assustadores. Cerca de  de 80% de tudo que foi produzido nos primeiros 30 anos de filme está perdido. Mas ainda há esperanças porque de vez em quando um ou outro é encontrado. Então, sem mais delongas, mais uma lista de filmes infelizmente perdidos:

1. Loucos Por Musica (1945), de Adhemar Gonzaga

Vamos começar com um brasileiro. Essa comédia feita pela Cinedia, tinha no elenco Lena Monteiro de Barros, Nelson Olivier e Cecy Medina, entre outros. Há uma certa confusão na hora de pesquisar o filme porque ele é oficialmente de 1945 mas foi lançado somente em 1950 em São Paulo. Trata-se de uma comédia de costumes que trazia muitas músicas.

2. Capricho (Caprice, 1913), de J. Searle Dawley

A sinopse do filme protagonizado por Mary Pickford fala sobre uma garota pobre que se envolve com um homem rico. Ele a abandona, mas depois de um tempo ela aparece linda e maravilhosa. (Confesso a vocês que achei a sinopse imensamente parecida com a novela mexicana Marimar, com a Thalia). Esse foi o terceiro filme da Mary Pickford para a Famous Players e trazia no elenco também o Owen Moore.

3. Carmen (1915), de Raoul Walsh

Mais um dos tantos filmes feitos pela Theda Bara e que foram perdidos em um incêndio. Conta a história de um soldado espanhol que cai de amores por uma cigana chamada Carmen. Com Theda Bara e Einar Linden.

4. O Romance de Lena (The Case of Lena Smith, 1929), de Josef von Sternberg

Lena é uma camponesa ingênua que mora na Hungria e teve um filho com um jovem oficial de cavalaria. Ela vai trabalhar como criada para manter o filho. Foi encontrado um fragmento de quatro minutos na China e que é mantido no Theatre Museum, na Universidade de Waseda. Com Esther Ralston e James Hall.

5. Mordedoras de Broadway (Gold Diggers of Broadway, 1929), de Roy Del Ruth

Primeiramente, que título estranho nacional. Trazendo no elenco Nancy Welford, Ann Pennington e Conway Tearle é uma comédia musical. As informações que temos é que em 1999 foram recuperada sduas sequências breves com os discos de som Vitaphone.

6. The Ghosts of Yesterday (1918), de Charles Miller

A sinopse é a seguinte: um pintor fica viúvo, mas depois encontra uma mulher parecidíssima com sua falecida e fica impressionado com ela. Com Norma Talmadge e Eugene O’Brien. Existe apenas um pedaço filme na Biblioteca do Congresso *EUA.

7. The Great Love (1918), de D.W. Griffith

Protagonizado por Lillian Gish (mais conhecida como rainha de tudo), traz ainda no elenco George Fawcett. O filme fala sobre um jovem americano idealista que sofre um acidente e enquanto é tratado, se apaixona pela filha de um ministro australiano. Não há uma só cópia desse filme.

8. Flerte Perigoso (The Dangerous Flirt, 1924), de Tod Browning

Com Evelyn Brent e Edward Earle. O filme é tão raro que não consegui encontrar nem sinopse nem fotos dele, para vocÊs terem ideia. Então botei uma foto da Evelyn que acho belíssima.

9. The Divorcee (1919), de Herbert Blaché

Esse é um drama protagonizado por Ethel Barrymore e foi seu último filme mudo. Havia uma cópia do filme nos cofres da MGM, mas foi perdida após um incêndio em 1967. Não confundir com a versão feita em 1930 e que traz a Norma Shearer no papel principal.

10. The Better Wife (1919), de William P.S. Earle

Clara Kimball Young é uma mulher que desenvolve um grande carinho por um menininho que perdeu sua mãe. Infelizmente não resta nenhuma cópia.

Fontes:

IMDBWikipediaSilenteraLost FilmsCinedia, Revista Contracampo

Comente Aqui!