O rei da tribo de Yucatan é morto após serem atacados do grupo liderado por Hunal Ceel. Após a morte de seu pai, Balam se torna o novo Rei. Guerreiro e inteligente, seu povo entende muito das ciências da época, mas encontra-se ao mesmo tempo estagnado por causa de sua religião. Para eles, os deuses precisam de sacrifícios humanos em troca do sucesso. Balam tem uma visão diferente quanto a isso, porém, antes de qualquer coisa, quer leva-los a um local seguro, longe de Hunal Ceel.
No meio do caminho eles encontram um grupo amigo. Balam tenta convencê-los de viajarem para o novo mundo onde possam iniciar uma nova vida e se organizar contra Hunal. Porém, o chefe concorda que todos podem ir apenas se Balam se casar com sua filha, a bela Ixchel (Field). Balam concorda. Eles atravessam o mar e chegam em uma nova ilha. Lá começam a construir uma nova vida. Balam, porém, ignora que o local já é ocupado por outra tribo liderada por Black Eagle (Brynner). Inicia-se uma disputa não só apenas pelas terras, mas também pelo coração de Ixchel.
Dirigido por J. Lee Thompson, Os Reis do Sol (Kings of the Sun, 1963) traz George Chakiris, Yul Brynner e Shirley Anne Field nos papéis principais. Nesse período, George Chakiris começava a alcançar grande popularidade após ter sido lançado em Amor, Sublime Amor interpretando o personagem Bernardo. Ator, cantor e dançarino, ele faria relativo sucesso posteriormente, sobretudo em musicais, onde se sentia mais solto. E se ele começava a ter sucesso, o mesmo não se pode dizer de seu companheiro de tela, Yul Brynner.
O ator russo já tinha uma carreira firmada nesse período, tanto nos palcos (onde brilharia durante anos com a peça O Rei e Eu) quanto no cinema, em épicos e faroestes. A realidade é que muitos ainda estranhavam e o tinham como exótico por causa de seu cabelo raspado e voz extremamente grave. E de fato não havia como desviar o olhar quando ele aparecia em cena. Ao seu lado, o magro Chakiris desaparecia.
Formando o trio principal, está a Shirley Anne Field, a atriz inglesa e de olhos azuis que iniciou a carreira como modelo. Sally não se tornou uma estrela de primeira grandeza, mas teve uma carreira sólida e ainda hoje encontra-se na ativa.
Feito para servir de veículo para Brynner, o filme não teve um grande sucesso comercial, mas é um bom entretenimento. Os figurinos e a caracterização geral dos personagens soam bastante artificiais. É engraçado ver os tops e a peruca estilo Elvis Presley de mullet usadas por George Chakiris. Yul Brynner, no entanto, foi vestido com roupas mínimas para aproveitar bem um de seus maiores atributos: o corpo maravilhoso.
Vale a pena dar uma olhada.
Os Reis do Sol foi lançado pela Classicline em dvd e pode ser adquirido em qualquer loja do ramo. Você também pode encontra-lo na loja oficial da distribuidora. Clique na imagem para adquirir: