Betty Grable nasceu Elizabeth Ruth Grable em dezembro de 1918, em St Louis. Filha mais nova de três filhos, teve sua identidade falsificada por sua mãe, para que arranjasse um contrato, mas acabou sendo descoberta e Betty despedida. Sua mãe também foi responsável pelo cabelo platinado, que ela iria usar por toda a vida.
Bette fez algumas participações em filmes de sucesso durante a década de 30, como Whoopee! (com Eddie Cantor) e Gay Divorcee (Fred Astaire e Giger Rogers). Em 1937 casou-se com o ex-astro mirim Jackie Coogan. O casal se separou três anos depois. Na década de 40 apareceu em diversos filmes em cores da 20th Century, se tornando uma das rainhas do technicolor. Sua fama lhe garantiu o topo em popularidade por quase 10 anos e um dos maiores salários da década.
Foi durante essa época que a atriz posou para Frank Powolny e fez a famosa foto pinup, onde ela aparece de costas, olhando sensualmente para a câmera. Essa foi a foto mais referenciada pelos soldados na época da guerra, tornando-a um ícone da cultura americana.
na. Nesse mesmo ano ela casou-se pela segunda vez, agora com o trompetista Harry James, e com ele teve dois filhos, Victoria e Jéssica. Infidelidades e alcoolismo levaram ao divórcio, 22 anos depois. Após o período de guerra, ela seguiu fazendo musicais. Foram no total 25 musicais em 13 anos.
Seu último sucesso na Fox Studios foi em 1955, em How to marry a millionaire, onde trabalhou ao lado de Lauren Bacall e Marilyn Monroe. Depois disso só brigas com os estúdios, até que seu contrato foi suspenso. Ela ainda fez alguns trabalhos na TV, sem grande sucesso e estreou alguns musicais, como Hello Dolly no teatro. Betty morreu de câncer, em 1973, com apenas 56 anos. Confira alguns de seus melhores filmes: