O primeiro contato que tive com o Wim Wenders foi através do excelente documentário “Um Truque de Luz” (1995). No filme ele entrevista Gertrud, uma senhora que testemunhou o nascimento do cinema através do seu pai, um dos inventores do bioscópio. De cara percebi a paixão que movia o Wenders, que também se dedicou aos pioneiros através de sua participação em “Lumière e Companhia”, realizado no mesmo ano. O amor pela fotografia também está sempre presente, e é dele a direção de Sal da Terra (2014), que fala sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.
O fato é que o alemão tem se destacado em toda sua carreira pela seriedade de suas obras. Um excelente fotógrafo, traz a marca do olhar apurado em todas as suas películas e se tornou uma das figuras mais importantes do novo cinema alemão. Suas preferências são por paisagens tristes e desoladas e que mostram o peso do tempo sobre elas. Não por acaso, a fotografia tem sido constantemente explorada em sua obra.
Recentemente, algumas de suas primeiras obras foram lançadas em dvd pela Obras Primas do Cinema. Trata-se da Trilogia da Estrada, uma série de três roadmovies realizados em sequência entre 1974 e 1976, todos protagonizados por Rüdiger Vogler. Os roadmovies, ou filmes de estrada, se transformaram em um gênero em que o enredo é desenvolvido de maneira não convencional durante uma viagem. Nosso Central do Brasil é um exemplo do que seriam esses filmes, assim como o conhecido Thelma e Louise. Nos dois primeiros filmes de Wenders, Vogler interpreta escritores e no último alguém ligado diretamente ao cinema, e à primeira vista, os personagens parecem ser uma sequência da mesma pessoa.
O primeiro, Alice nas Cidades (1974), traz a figura de Philip Winter um jornalista que sofre com um bloqueio e não consegue escrever. O personagem perambula pela cidade tirando fotos de coisas que não gosta e decide voltar à sua terra para tentar melhorar suas condições e quem sabe voltar a escrever. Winter vende seu carro e ao chegar ao aeroporto conhece uma mulher com sua filha pequena. Mas, oh, não há passagens disponíveis e eles vão para o hotel. Aí vem a parte mais nonsense da história: a mãe abandona a filha aos cuidados de Winter, um desconhecido, e vai atrás de seu namorado. Fica a cargo do escritor cuidar da criança e leva-la para a Alemanha. Daí o título Alice nas cidades. A garotinha interpretada por Yella Rottländer e o homem passam por momentos de angústia em busca da mãe e da avó da criança, e acabam desenvolvendo uma amizade genuína.
*** O box da Trilogia da Estrada traz os três filmes restaurados e com extras que incluem entrevistas com o elenco e diretor. Você poderá adquiri-lo em qualquer loja do ramo ou na Livraria Cultura.