Conheça as adaptações de Anna Karenina no cinema e veja como essa personagem famosa ganhou vida nas telas. Descubra os destaques dessas versões marcantes.
Post Views:75
O romance publicado pelo russo Leo Tolstoy, em 1875, se tornou um dos mais traduzidos em todo o mundo. Publicado inicialmente em uma revista, teve o final apresentado apenas no livro final, lançado em 1877. Anna Karenina é uma mulher burguesa, mãe e esposa, que se apaixona perdidamente por outro homem. Como acontece com Madame Bovary, a sociedade faz o seu papel castrador, e o seu fim também será a condenação.
E como o glamour e o adultério são assuntos que fascinam, sua heroína teve várias adaptações no teatro, ópera, balé e musicais. Foi levada às telas em algumas adaptações cinematográficas, sendo a primeira delas apenas quatro anos após a morte do escritor. Mas ela ganhou o coração dos cinéfilos em 1927, quando uma sensual Greta Garbo caía nos braços de John Gilbert em Love.
A chamada do pôster enfatizava tanto o título quanto o romance que os dois astros viviam fora das telas. A atriz reprisou o papel em 1935, em uma versão sonora que trazia o astro Fredric March como Vronsky. Aqui estão as principais versões para as telonas:
M. Sorochtina em Anna Karenina (1911): o filme russo foi perdido.Betty Nansen em Anna Karenina (1915): A primeira versão americana foi dirigida por J. Gordan Edwards e também é considerada uma versão perdida.Lya Mara em Anna Karenina (1919): versão russa dirigida por Frederic Zelnik.Greta Garbo em Love (1927): dirigido por Edmund Goulding, apresenta dois finais diferentes. Para a versão americana houve um final feliz. A versão para a Europa teve o final já conhecido.Greta Garbo em Anna Karenina (1935): Greta Garbo revisitou a personagem nessa que é a mais famosa das versões. Dirigida por Clarence Brown, foi aclamada pela crítica, trazendo um ótimo elenco e figurinos.Vivien Leigh em Anna Karenina (1948): dirigida por Julien Duvivier, essa versão traz uma glamourosa Leigh em um dos seus papéis mais significativos. O resto do elenco não chama tanto a atenção. Faten Hamama em Nahr al-hob (1960): E tem a versão egipcia também. Trazendo a história para os tempos atuais trazia Omar Sharif como Vronsky.Tatyana Samojlova em Anna Karenina (1967): Muitos consideram a versão russa a mais fiel ao livro. Samojlova empresta todo seu talento a uma interpretação marcante e comovente.Sophie Marceau em Anna Karenina (1997): Dirigida por Bernard Rose trazia ainda Sean Bean como Vronsky.Keira Knightley em Anna Karenina (2012): Dirigida por Joe Wrigh, tem como grande destaque os figurinos e cenários. A interpretação de Keira dividiu os fãs.
Escritora, viajante e sobretudo uma curiosa sobre diversos assuntos. Estuda cinema desde 2002 e é Especialista em Estudos Cinematográficos pela UNICAP. Fundadora do blog Purviance e do site Cinemaclássico. .Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.