30 de abril de 2025

Maiores Atores do Cinema Indiano Clássico: Lendas que Marcaram Gerações 2

Descubra os maiores atores do cinema indiano clássico, verdadeiras lendas cujas performances marcaram a história do cinema e continuam a inspirar.

madhubala

Madhubala

O cinema indiano clássico tem filmes bem marcantes. O termo Bollywood não abrange todo o seu cinema, porque abrange somente uma parte da Índia. Falei um pouco mais sobre isso nesta matéria aqui. Até hoje, os astros de cinema indiano são considerados quase como deuses, seguidos por legiões de fãs por onde vão.
Mas esse movimento veio desde o início do século passado. A época de ouro, porém, veio a partir da década de 50 e trouxe alguns atores e atrizes que se tornaram mitos. O cinema hindi é marcado por músicas, mistura de gêneros e excessivo drama.

O Cinema Indiano Hoje

O cinema indiano tem uma das maiores indústrias de entretenimento do mundo, e por lá são lançados mais de mil filmes por ano. Na década de 70, a indústria ficou conhecida por Bollywood , mas o termo diminui um pouco a importância dos filmes produzidos pelo país, já que abrange apenas os produzidos na região de Mumbai, ignorando os realizados nas outras partes do país.

Com o fechamento do mercado internacional e incentivo aos filmes produzidos na Índia, muitos cineastas e artistas começaram a gozar do status de quase deuses, sendo seguidos por fãs que torcem por eles como torceriam para seus times de futebol ou admiram seus santos. Hoje em dia, os maiores astros indianos são os três Khans: Aamir Khan , Salman Khan e Shah Rukh Khan , mas antes deles, alguns astros já carregavam multidões aos cinemas:

Rajesh Khanna (1942–2012): ator, produtor e político, foi um dos primeiros superstars indianos, atuando em 15 filmes entre 1969 e 1971. Sua estréia veio em 1966 e participou de mais de 160 longas metragens ao longo de sua carreira, recebendo o FilmFare de Melhor ator em três ocasiões.

Amitabh Bachchan (1942): Amitabh é um ator de grande popularidade nas décadas de 1970 e 1980, tendo participado, desde então, em mais de 180 filmes, tendo influência até a geração atual.

Guru Dutt (1925 – 1964): Diretor, produtor e ator, é o responsável por vários clássicos como Pyaasa e Kaagaz Ke Phool, incluídos nos maiores filmes de todos os tempos pela Time. O próprio Guru está entre os maiores diretores do mundo, sendo conhecido como o Orson Welles indiano e constando como um dentre os 25 maiores atores asiáticos de todos os tempos. Seus filmes são líricos e poéticos.

 

Meena Kumari (1932 – 1972): Atriz e poetisa, estrelou mais de 90 filmes ao longo de 30 anos da carreira que começou ainda na sua infância. Muitos desses filmes alcançaram o status de cults e a atriz alcançou uma reputação ao interpretar papéis dramáticos e com personagens trágicas. Um de seus filmes mais lembrados é Sahib Bibi Aur Ghulam (1962). A atriz se tornou alcoolatra e teve a vida marcada por relacionamentos problemáticos, falecendo de cirrose em 1972. Ela é frequentemente citada nos meios literários como a rainha dos dramas.

Dharmendra (1935): Em 1997 Dharmendra recebeu um FilmFare por sua contribuição ao cinema hindi. Seus filmes de ação lhe renderam apelidos como He-Man indiano. Dentre seus filmes mais notáveis estão Sholay (1975).

Dev Anand (1923 – 2011): Ator, escritor, diretor e produtor, foi honrado com o Padma Bhushan em 2001 pelo conjunto de sua obra e é considerado um dos atores mais influentes da história do cinema indiano. Sua carreira durou mais de 65 anos e ele atuou em mais de 114 filmes, dos quais em 92 deles no papel principal. Chegou a fazer dois filmes ingleses.

Rajendra Kumar (1929 – 1999): Rajendra iniciou sua carreira na década de 40, aparecendo em mias de 80 filmes durante quatro décadas. Foi considerado um dos atores mais bem sucedidos da década de 60 e chegou a produzir vários filmes. Atuou com Nargis em Mother India (1957) e Sangam (1964).

 Nutan (1936 – 1991): Nutan apareceu mais de 70 filmes em hindi durante suas quatro décadas de carreira. Além de bela, ela não tinha medo de encarar personagens pouco convencionais, e com isso recebeu aclamação do público e da crítica. Sua carreira iniciou aos 14 anos no filme Hamari Beti (1950), sendo dirigida por sua mãe que era diretora. Além de atriz ela também tinha uma voz belíssima e chegou a cantar em alguns filmes.

 Suraya (1929 – 2004): Uma atriz bastante popular, era também cantora, e embora não tenha tido treino formal na música foi uma cantora bem sucedida. Suraiya fez sua estréia como atriz ainda na infância, em usne Kya Socha (1937). Seu primeiro papel adulta foi em Ishara (1943). Em uma carreira de 22 anos, Suraiya cantou em cinco ou seis filmes e atuou em cerca de 65 filmes.

 Soumitra Chatterjee (1935 – 2020): ator e poeta, é mais conhecido por sua colaboração com o cineasta Satyajit Ray, com quem trabalhou em 14 filmes e sua comparação com o bengalense e contemporâneo Uttam Kumar. Soumitra estreou em Apur Sansar (1959) e colecionou filmes de sucesso, trabalhando com os diretores mais aclamados do cinema bengalense como Mrinal Sen, Tapan Sinha e Asit Sen. Em 2014, ele recebeu o Filmfare Awards de Melhor Ator Masculino por seu papel em Rupkatha Noy.

Mais sobre a autora