25 Fatos sobre o Cinema Clássico Indiano

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O cinema indiano é um dos maiores do mundo, embora pouca coisa chegue até nós. Com mais de 100 anos de existência, seus filmes são totalmente produzidos por lá e fazem enorme sucesso dentre o público. Anualmente são lançados mais de 1000 filmes em todo o país. Nem todos se tornam grandes sucessos mas são números realmente impressionantes. Foi um grande caminho percorrido desde a sua criação até hoje. Vamos a alguns fatos sobre esse cinema tão rico.

1. O cinema nasceu em 28 de dezembro de 1895 e menos de sete meses depois foi exibido o primeiro filme na Índia no Watson Hotel, hotel exclusivo para brancos e que proibia a entrada de indianos como hóspedes.

Whatson Hotel
2. O primeiro filme indiano foi “The Wrestlers”, realizado em 1899 por Harischandra Sakharam Bhatavdekar, também conhecido como Salvar Dada. Ele era um fotógrafo que ficou tão apaixonado com as imagens que comprou uma câmera de cinema em Londres. Foi o primeiro equipamento importado a chegar ao país. A primeira vez que foi usada foi para fotografar a luta entre dois lutadores, Pundalik Dadá e Krishna Nahvi. Ele exibiu seu filme junto com outros importados. Em 1901, ele filmou a chegada de volta na Índia de Sir Mancherjee Bhownaggree.  O diretor se aposentou dos filmes em 1907 para se concentrar em exposições e morreu rico.
Salvar Dada
3. Raj Kapoor e Dilip Kumar são considerados os maiores astros do cinema clássico hindi. Apesar de serem amigos fora das telas, só chegaram a atuar juntos uma vez, no filme Andaz, de 1949, dividindo a cena com a grande Nargis. Estavam no início da carreira de ambos, com o tempo se transformaram em grandes estrelas. Quando Kapoor sugeriu um novo filme juntos, na década de 70, Dilip, pois ele achava que os dois eram grandes demais para dividir o mesmo filme.
Nargis, Raj Kapoor e Dilip Kumar
4. Um dos casais mais famosos em cena também foram amantes fora delas. Raj Kapoor e Nargis eram conhecidos pela grande química e causavam furor no público com o romance que ultrapassava as telas. Eles se separaram em 1956 quando ela o deixou para se casar com Sunil Dutt. Raj já era casado e assumiu posteriormente que foi muito difícil encontrar outra parceira de cena.
Nargis e Raj Kapoor
5. Dimple Kapadia tinha apenas 16 anos de idade quando Raj Kapoor a apresentou no filme juvenil ‘Bobby’ (1973). Houve boatos de que ela seria sua filha bastarda, já que a atriz se parecia com a atriz Nargis, com quem ele tivera um longo romance. O curioso é que a Dimple, que teria tido um romance com seu companheiro de cena Rishi Kapoor (filho de Raj Kapoor) se casou quase imediatamente com Rajesh Khanna, também ator, e se afastou das telas por 10 anos. Isso só fez aumentar os comentários sobre a possível paternidade de Raj Kapoor.
Dimple Kapadia e Rishi Kapoor
6. Os cantores de filmes hindis são tão importantes quanto os atores. Eles são parte fundamental, já o sucesso do filme está estreitamente ligado às músicas, que são lançadas antecipadamente até hoje. Lata Mangeshkar, Mohammad Rafi e Mukesh são considerados os maiores cantores do período clássico e Shailendra o maior compositor. Lata dublou quase todas as mocinhas dos filmes indianos da década de 40 a 90, quando se aposentou.
Lata Mangeshkar e Mohammad Rafi em gravação, década de 40
7. ‘Mughal-e-Azam “(1960) é considerado um dos maiores clássicos e levou 10 anos para ser concluído. Suas cenas foram filmadas em três línguas diferentes, hindi, tamil e inglês. Naquela época não era comum as legendas, já que a maior parte da população não sabia ler, daí ser necessária a dublagem. Ainda hoje há filmes que são dublados em várias línguas para serem distribuídas no país.
Madhubala em Mughal-e-Azam “(1960)

8. Dilip Kumar foi convidado para estrelar um papel no filme “Lawrence da Arábia” (1962), do diretor David Lean, porém não aceitou, por razões desconhecidas. O papel foi oferecido e aceito pelo egípcio Omar Sharif, que ganhou destaque internacional.

Dilip Kumar
9. Kisan Kanya, lançado em 1937, foi o primeiro filme em cores do país. O enredo trata da situação de agricultores pobres.
Kisan Kanya
10. Fatima Begum foi a primeira diretora do cinema indiano. Ela começou a carreira nos palcos urdis e em 1926 abriu sua empresa “Fatima Films”. Nesse mesmo ano dirigiu seu primeiro filme que foi Bulbul-e-Paristan. Em paralelo ela também atuava. Como ela tinha a pele muito clara, utilizava maquiagem escura para melhor efeito em filmes preto e branco. A diretora morreu em 1983, aos 91 anos.
Fatima Begum, primeira diretora
11. Os filmes indianos geralmente não tem beijos ou cenas picantes. Mas isso aconteceu após a década de 40. No início eles eram tão calientes quanto qualquer um feito no ocidente. O beijo mais longo em um filme foi documentado em 1933, no filme Karma. A cena foi feita por Devika Rani e Himanshu Rai, que eram casados na vida real.
Karma (1913)
12. Durante a década de 50 o cinema feito na Índia se tornou muito popular na Rússia, e Raj Kapoor se tornou o rosto que trazia otimismo em tempos tão duros pós segunda guerra mundial. Acredita-se que foi por causa de seu filme Awaara, que mostra a história de um homem pobre que apesar de todas as dificuldades segue em frente. O papel nesse filme fez com que ele fosse considerado o Chaplin indiano.
Raj Kapoor
13. Os filmes indianos são conhecidos tanto pelos musicais quanto pela longa duração. Geralmente passam de duas horas de exibição e são necessárias paradas. ‘Mera Naam Joker’ e ‘LOC: Kargil’ são oficialmente os filmes mais longos já feitos em Bollywood, com um tempo de execução de 255 minutos cada. Tanto que tiveram dois intervalos.
Mera Naam Joker
14. O cinema indiano é feito de uma forma familiar. Muitos atores que estão em destaque hoje em dia são filhos ou netos de astros que atuaram ou dirigiram outrora. São comuns também os casamentos entre eles. A mais tradicional família é a Kapoor. Prithviraj Kapoor iniciou a carreira em 1926, seu filho Raj Kapoor se tornou diretor, assim como seus outros filhos também seguiram carreira artística. Hoje em dia os netos de Raj, Karisma, Kareena e Ranbir são atores de sucesso. Outra família de destaque é a de Amitabh Bachcha. Seu pai era um renomado poeta. Seu filho Abhishek se casou com a bela atriz Aishwarya Rai.
Família de Amitabh Bachcha

15. Sunil Dutt, antes de se tornar ator, já era fã da atriz Nargis. Ele a chamou para uma entrevista numa rádio, porém teve que cancelar pois ele não conseguia dizer uma única palavra na frente dela. Os dois se reencontraram no filme Mother India, estrelado por ela. Finalmente ele conseguiu falar e os dois se apaixonaram, se casando após as filmagens.

Sunil Dutt e Nargis
16. O conceito de uma sequência de sonho foi introduzido pela primeira vez no filme Awara lançado no ano de 1951. Ghar Aaya mera Pardesi, tornou-se um hit instantâneo com esse conceito. O diretor, Raj Kapoor era um grande fã de Orson Welles e se inspirou em seus filmes para produzir o seu.
Awara
17. Alam Ara, filme de 1931 dirigido por Ardeshir Irani foi o primeiro longa metragem sonoro. Estreou no Majestic Cinema em Mumbai em março de 1931 e foi tão popular que a polícia tinha que ajudar a conter as multidões na frente dos cinemas.
18. O filme Yaadein (1964), estrelado e dirigido por Sunil Dutt, possui um único ator que fica em cena por 113 minutos. Por isso detém o recorde do Guinness World.
Sunil Dutt em Yaadein
19. Graças a uma campanha do governo, na década de 20, os indianos passaram a assistir mais filmes indianos. Desde então é praticamente impossível ver filmes de outras nacionalidades por lá. O cinema é a grande diversão do povo que lota as salas de exibição por preços bem populares. O bilhete lá está entre os mais baixos do mundo. Os astros da Índia são tratados como deuses. Suas vidas são acompanhadas avidamente, são cobrados por seus exemplos, e até mesmo idolatrados em altares.

20. O cinema hindi decolou na década de 30, porém foi atingido pela Grande Depressão. Seus filmes eram escapistas. Mas o cinema floresceu mesmo entre as décadas de 40 e 60, conhecida como A Era de Ouro do Cinema indiano.

21. A partir da década de 70 passou a ser conhecida como Bollywood, uma junção de Bombay com Hollywood. Isso ocorreu quando o país ultrapassou os Estados Unidos como maior produtor de cinema no mundo. Mas o nome formal para o cinema indiano continua sendo “cinema hindi”. Na verdade os filmes de bollywood são aqueles produzidos em Mumbai.

22. Neecha Nagar, de 1946 foi o primeiro filme de destaque internacional, ganhando o o prêmio de Melhor Filme no festival de cinema de Cannes em 1946. Em 1957 foi a vez de Mother India, que concorreu ao Oscar de Melhor filme estrangeiro.

23. Os filmes indianos são comumente referidos como masala (mistura de especiarias), porque seus filmes misturam canto, dança, romance, comédia, drama e ação. E seus roteros giram sempre em torno de amores não realizados, pais irritados, religião, laços familiares e sacrifícios.

A atriz Nutan
24. As canções em filmes hindus são pré gravadas por cantores profissionais. Raramente algum ator, mesmo que tenha boa voz, é autorizado s cantar em seus filmes. Os atores fazem as coreografias e dublam, tentando ao máximo sincronizar as músicas.
Nargis era dublada por Lata Mangeshkar
25. Dilwale Dulhania Le Jayenge (1995), estrelado por Shahrukh Khan e Kajol ficou em exibição em Mumbai por 700 semanas, batendo todos os recordes do país e se transformando no maior sucesso de todos os tempos. Já é considerado um clássico moderno.

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