23 de abril de 2025

A Rivalidade Entre Libertad Lamarque e Evita Perón: Como Tudo Começou

Saiba como começou a famosa rivalidade entre Libertad Lamarque e Evita Perón, um dos capítulos mais marcantes da história política e artística da Argentina.

Design sem nome (1)

Libertad Lamarque , aqui no Brasil conhecida como a Vovó Piedade da novela A Usurpadora , foi uma renomada atriz de cinema. Iniciou sua carreira artística no teatro e como cantora de tango, mas acabou se consagrando no cinema no filme Adiós, Argentina , de 1930. Trabalhou com os melhores diretores, como Luis César Amadori, Luis Saslavsky, Alberto de Zavalía e Mario Soffici, e atuou ao lado dos atores mais importantes da época. No entanto, acabou se afastando da Argentina por causa de sua briga com Eva Perón .

Em sua autobiografia, Lamarque disse que, assim que Juan Domingo Perón se tornou presidente da Argentina em 1946, ela não conseguiu mais contratos para trabalhar no país, graças à má relação que tinha com a primeira-dama. Lamarque afirmou também que chegou a perguntar à própria Perón sobre isso, mas todos negavam que havia algum complô contra ela.

Libertad Lamarque

Marisa Navarro, em seu livro Evita, conta que a antipatia entre as duas atrizes começou durante as filmagens de La cabalgata del circo. Lamarque era a atriz principal, e Eva fazia um papel coadjuvante. Mesmo assim, Eva atrasava-se frequentemente, causava intrigas e, como era namorada de Perón , então já uma figura política importante, chegava com ares de superioridade aos estúdios. Sentia-se a verdadeira estrela da produção.

A situação se tornou caótica até que Lamarque perdeu a paciência e bateu no rosto de Eva durante uma de suas peitadas (brigas). Lamarque negou até seus últimos dias que tal bofetada tivesse realmente acontecido, mas o fato é que, assim que assumiu o poder ao lado do marido, Eva vingou-se tanto de sua rival quanto de alguns outros desafetos, como Arturo García Buhr e Niní Marshall.

Eva Perón
Diante das dificuldades, Lamarque se exilou no México e continuou sua carreira de atriz e cantora com grande sucesso, trabalhando no cinema e posteriormente na televisão. Faleceu aos 92 anos. Já Eva Perón entrou para a história como a “Mãe dos pobres ”, devido ao seu posicionamento político, e morreu de câncer aos 33 anos, em 1952. Sua múmia ficou exposta até 1955.

Mais sobre a autora