Pequenas Curiosidades sobre a atriz Bette Davis

2674

A Malvada foi seu filme de maior sucesso. Nele, Bette Davis interpretava Margot, uma atriz de teatro que era seguida de perto por uma amiga que deseja tomar seu lugar. Mesmo não fazendo o papel do algoz, erroneamente muitos ainda acham que Bette é a malvada da história.

Pequenas Curiosidades sobre Bette Davis

1. Bette Davis decidiu ser atriz ao ver a peça The Wild Duck, de Henrik Ibsen, que trazia a atriz Peg Entwistle no papel principal. Segundo Bette, “Antes da peça começar, eu queria ser atriz. Ao final, eu tinha que ser uma atriz… exatamente como Peg Entwistle”. Posteriormente ela interpretou o mesmo papel da atriz no teatro.

2. Broken Dishes era o nome da primeira peça que a atriz fez na Broadway em 1929. Infelizmente não temos fotos.

3. A atriz casou-se três vezes. Com:

Harmon Nelson foi seu primeiro marido. E segundo a atriz, ela casou-se virgem. Os dois ficaram casados entre 1932 e 1938.
Arthur Farnsworth foi seu segundo marido. O casamento teve início em 1940 e acabou tragicamente com o falecimento precoce dele em 1943.
A atriz casou-se com William Grant Sherry em 1945. Com ele teve sua única filha biológica: Barbara, conhecida como BD. O casal separou-se em 1950.
Ela e Gary Merrill apaixonaram-se durante as filmagens de A Malvada. Adotaram dois filhos, mas o casamento terminou em 1960.

Apesar de ter se casado três vezes, ela afirmava que o diretor William Wyler foi o seu maior amor. O diretor, porém, não quis se separar de sua esposa.

4. A Atriz que está na lista das 10 maiores estrelas de todos os tempos pela Entertainment Weekly tinha alguns afetos bem conhecidos:

Ela e Miriam se conheceram na década de 20 ainda na época em que faziam teatro e eram dirigidas por George Cukor. Miriam já fazia sucesso enquanto que Bette dava os primeiros passos. A richa aumentaria com a suspeita de Miriam de que Bette estava tendo um caso com seu marido, o diretor Anatole Litvak.
Celeste Holm conheceu Bette nos bastidores de A Malvada, e segundo a atriz, Bette teria sido grosseira com ela.
A rixa com Joan Crawford é a mais conhecida; teria tido início com um romance entre Bette e o então noivo Franchot Tone. sobre Joan Crawford, ela disse: Ela dormiu com cada estrela masculina da MGM, exceto Lassie.

Esforço durante a Guerra

5. Em parceria com John Garfield, Bette fundou o Hollywood Canteen, para angariar fundos para as tropas norte-americanas durante a 2ª Guerra Mundial. Lá grandes astros serviam os soldados, como podemos ver na foto abaixo:

Confira a matéria completa clicando aqui.

6. Uma atriz exigente. Bette era conhecida por seus esforços em tornar seus filmes melhores. Isso muitas vezes faziam ela agir de maneira que alguns a chamavam de arrogante. Mas nunca antiprofissional. Outra coisa: por não gostar da maquiagem feita para sua personagem em uma das cenas em que ela aparece espancada em Marked woman, Bette acabou contratando seu médico particular, para que ele lhe fizesse um curativo mais realístico.

A make em Marked Woman (1937)

Ela também era uma das poucas atrizes que não se importava com a imagem de diva. Sua maior preocupação era mesmo a atuação e os filmes. Tanto que brigou com os estúdios quando não conseguia bons papéis, chegando a ser multada pelo fato.

7. Bette recebeu ao todo 11 indicações ao Oscar. Foi vencedora em duas ocasiões: por Perigosa (1935) e Jezebel (1938).

Bette em Jezebel

 

8. Na década de 80 Bette recebeu uma homenagem de Kim Carnes através da música “Bette Davis Eyes“. Ela se transformou em um hit. Ouça:

Bette também é uma das citadas em Vogue, mega sucesso de Madonna. Ela também foi a primeira mulher a presidir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Problemas com a filha

9. Isso não é novidade para ninguém. Bette teve problemas com sua única filha biológica. Quando Bette sofreu um AVC, sua filha Barbara Merrill o livro “My Mother’s Keeper”, em 1981, em que falava da dificuldade de convivência com a mãe. Bette rebateu em 1987 com o livro “This N That”. Escrevi mais sobre essa tristeza nesta matéria.

Sua filha a odiava e Bette deixou de falar com ela após o lançamento do livro calunioso.

10. Bette Davis tem duas estrelas na calçada da fama, uma pelo seu trabalho no cinema e outro pelo trabalho na televisão.

11. Velhice: Bette descreveu as últimas três décadas de sua vida como um período macabro, pois se sentia terrivelmente sozinha e a velhice era aterradora. Segundo ela, a velhice era a prova que o inferno existe.

Confira também:

Porque acham Bette Davis uma mulher Malvada? Leia esse texto e mude seu pensamento sobre ela

Comente Aqui!