* Na capa, Elizabeth Taylor entrega um Oscar a Dorothy Jeakins
Dorothy Jeakins pode não ser um nome muito conhecido mas ela era uma das principais estilistas de Hollywood no período de ouro.
Dorothy nasceu em 11 de janeiro de 1914 e quando terminou os estudos ganhou uma bolsa para estudar Artes e Design. O início da carreira foi na Disney, trabalhando em projetos WPA (eu também não sabia o que era, mas li que era um projeto em que as pessoas trabalhavam em obras públicas visando tirar o país da recessão que 1929 deixara). Algum tempo depois ela foi chamada por Victor Flemming para fazer os figurinos de Joana D’Arc (1948). Mas ela não trabalhou sozinha, ela juntou-se a estilista Barbara Karinska e o resultado foi um Oscar para ambas.
Dorothy trabalhava como freelancer, fazendo figurinos para diversos estúdios diferentes. Trabalhando em companhia de outros estilistas ou sozinha, ela foi indicada ao Oscar 11 vezes, ganhando 2 vezes pelos filmes Joana d’Arc (1948), Samson e Delilah (dividindo o prêmio com Edith Head, Elois Jenssen, Gile Steele e Gwen Wakeling) e A Noite da Iguana (1964). Mas vamos ver com começou isso e, claro, mostrar alguns de seus modelos. O último filme para o qual fez seus figurinos foi Os Vivos e os Mortos (1987). Depois disso se aposentou das telas e passou a trabalhar como curadora no Museu de Arte do Condado de Los Angeles. Faleceu em 21 de novembro de 1995 em Los Angeles aos 81 anos. Vejamos alguns de seus modelos: