São loiras ou louras?
Hehe, tanto faz. As loiras ou louras são amadas, exaltadas, queridas. Mas no cinema não eram muito reconhecidas pelo menos no início. Foi preciso que Jean Harlow, atriz do princípio do cinema surgisse e se tornasse a primeira loira, lançando a moda das madeixas douradas no início do século passado.
Injustamente levaram a fama de mulheres burras. E o quanto isso nos causa uma grande tristeza, já que temos uma lista com mulheres fantásticas, maravilhosas, que lutaram por suas carreiras e famílias. Oxigenadas ou não, tornaram-se fascinantes e hoje vamos exaltá-las.
Quem são as loiras mais famosas do cinema
E elas não foram poucas. De Betty Grable, cantora magnífica e dançarina, além de uma excelente pinup, seguimos por Carole Lombard, falecida precocemente em um acidente aéreo e a quem dedicamos uma galeria de fotos exclusiva. Outras viriam como a musa Marlene Dietrich e finalmente a inesquecível Marilyn Monroe. Na nossa lista não esquecemos de mulheres como Brigitte Bardot, sua conterrânea Brigitte Bardot e tantas outras que fizeram história. Vamos a algumas delas? Se tiver outras sugestões, coloque nos nossos comentários.
Confira a galeria das loiras mais famosas do cinema. Em algumas linkei álbuns de fotos exclusivos das atrizes:
Anita Ekberg (1931 – 2015), sueca: Ficou conhecida após sua aparição no filme A Doce Vida, de Fellini.
Catherine Deneuve (1943), francesa e também foi uma das musas de Roger Vadim. Seu filme de maior destaque foi A Bela da Tarde (1969):
Ingrid Bergman (1915 – 1982), sueca. Considerada por muitos uma das maiores estrelas do cinema de todos os tempos, conseguindo se adaptar aos mais diversos papéis.
Jean Harlow (1911 – 1937), americana. Primeira das blondies, descoloriu totalmente os cabelos numa época em que louras não eram bem vindas em Hollywood. Marilyn Monroe tinha Jean Harlow como ídola.
Jayne Mansfield (1933 – 1967), americana. Tinha como Marilyn a sua maior ídola e tentou de todas as formas imita-la.
Meryl Streep (1949), americana. Reconhecida como uma das mais talentosas de todos os tempos:
Betty Grable (1916 – 1973), americana. Cantora, dançarina e atriz, foi também uma das principais pin-ups:
Jane Fonda (1937), americana, não gosta muito de ser lembrada por seu papel em Barbarella, mas por seu trabalho político posterior.
Lauren Bacall (1924 – 2014), americana. A loira de voz rouca brilhou em muitos filmes noir, e principalmente ao lado de seu marido Humphrey Bogart:
Monica Vitti (1931), italiana. Ficou conhecida principalmente pelas suas atuações nos filmes de Michelangelo Antonioni:
Grace Kelly (1929 – 1982), americana, era uma das atrizes preferidas de Alfred Hithcock e acabou abandonando as telas ao se tornar Princesa do Principado de Mônaco. Seu casamento virou um evento filmado pela MGM.
Veronica Lake (1922 – 1973), americana. Brilhou em diversos filmes noir:
Sharon Tate (1943 – 1969), americana. Infelizmente a atriz acabou sendo mais conhecida pela tragédia que envolveu sua morte:
Brigitte Bardot (1934), francesa. Hoje conhecida por sua luta a favor dos animais, Bardot brilhou em papéis sensuais, como em E Deus Criou a Mulher (1956):
Virna Lisi (1936 – 2014), italiana. Em 1994, ela recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e o Prêmio César por seu trabalho em A Rainha Margot.
Barbara Eden (1931), americana. Conhecida como a gênia da série Jeannie é um gênio:
Farrah Fawcett (1947 – 2009), americana, iniciou a carreira como modelo e se tornou um dos maiores símbolos sexuais da década de 70, quando estrelou com sucesso a série “As Panteras” (Charlie’s Angels).
Marilyn Monroe (1926 – 1962), americana. A mais conhecida de todas as loiras. Passou boa parte da carreira tentando provar seu talento na dramaturgia:
Carroll Baker (1931), americana. A Warner Bross tencionava fazer dela a nova Marilyn Monroe, mas ela acabou fazendo sua própria história. Carroll foi Jean Harlow em uma cinebiografia e uma lolita em Baby Doll, sempre em papéis sensuais:
Michelle Pfeiffer (1958), americana, de Scarface a Batman, tem se mostrado uma atriz bastante versáteis:
Carole Lombard (1908 – 1942), americana. Com um forte apelo para a comédia, acabou partindo cedo demais em um acidente aéreo:
Lana Turner (1921 – 1995), americana, chamava atenção desde a adolescência, quando recebeu o apelido de “garota de suéter”. Tornou-se uma das atrizes mais respeitadas, mas teve o nome manchado por um escândalo quando sua filha assassinou seu amante:
Jean Seberg (1938 – 1979), francesa, ficou conhecida por seu papel em Joana D’Arc (Otto Preminger), mas sucumbiu à depressão, cometendo suicídio após quatro casamentos fracassados:
Sue Lyon (1946), americana. Fez imenso sucesso como a Lolita:
Sharon Stone (1958), americana. Como esquecer a famosa cruzada de pernas em Instinto Selvagem?
Jean Arthur (1900 – 1991), americana. Brilhou em muitos filmes de Frank Capra:
Kim Novak (1933), americana, se chamava Marilyn e a Columbia tencionava fazer dela uma nova Marilyn. Kim acabou brilhando em filmes como Vertigo, de Hitchcock:
Olivia Newton-John (1948) , inglesa. Cantora e atriz, fez imenso sucesso como a Sandy de Grease:
Marlene Dietrich (1901 – 1992), alemã. Cantora e atriz, alcançou o estrelato com O Anjo Azul, seguindo para os Estados Unidos
Tonia Carrero (1922 – 2018), brasileira. Foi estrela na Companhia Vera Cruz. Brilhou também no teatro, ao lado de Paulo Autran durante os anos 50 e 60.
Ursula Andress (1936) a atriz se tornou conhecida como uma Bond girl e até hoje arranca suspiros. Recentemente ela falou sobre seu romance com James Dean.
Confira também: