Filmes sobre Pais e Filhos

2463

Selecionamos alguns fimes que trazem exemplos da relação de pais e filhos.

A Vida É Bela (1998), de Roberto Benigni: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Billy Elliot (1999), de Stephen Daldry: Billy Elliot, um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters) ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade. Seu pai tem que lidar com seu próprio preconceito com a dança.
Campeão (1979), de Franco Zeffirelli: Billy Flynn  é um ex-lutador de boxe que agora trabalha como adestrador de cavalos em Hialeah. Ele ganha um salário baixo, mas o suficiente para manter a si próprio e seu filho T.J. , o qual ganhou a custódia de sua ex-esposa Annie  há sete anos atrás. Visando ter um futuro melhor para o garoto, Billy aceita a oferta de retornar aos ringues.
Em Nome do Pai (1993), de Jim Sheridan: Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon é um jovem rebelde irlândes que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Giuseppe Conlon , seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também.
Estamos Todos Bem (1990), de Giuseppe Tornatore. Matteo Scuro (Marcello Mastroianni) vive sozinho na Sicília. Ele aguarda a vinda de seus filhos no verão, mas todos acabam desmarcando a viagem em cima da hora. Matteo resolve então visitar cada um deles, algo que jamais tinha feito. Nesta viagem ele parte para as cidades de Nápoles, Roma, Milão, Florença e Turim, sendo que em cada uma delas vive um de seus filhos.
Falcão – O Campeão dos Campeões (1987), de Menahem Golan: Lincoln Falcão (Sylvester Stallone) é um caminhoneiro que tenta reconstruir sua vida após a morte da esposa. Ele tenta se reaproximar do filho, Michael (David Mendenhall), de quem se afastou anos atrás. O garoto não dá muita atenção ao pai, até que ele se inscreve em um campeonato nacional de queda de braço, realizado em Las Vegas.
Gata em Teto de Zinco Quente (1958), de Richard Brooks: Harvey Pollitt (Burt Ives) é um homem rico e que tem problemas com seus filhos.  Gooper (Jack Carson), um deles, está apenas interessado em herdar seu dinheiro. Por outro lado Brick (Paul Newman), seu filho favorito, é um alcoólatra e ex-astro de futebol americano, que vive um casamento infeliz. Esta situação deixa Maggie (Elizabeth Taylor), sua esposa, muito frustrada, pois ama o marido apesar de ser desprezada por ele.
Juventude Transviada (1955), de Nicholas Ray: Jim Stark (James Dean) é um encrenqueiro, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles, que é preso de madrugada por embriaguez e desordem. Chegando numa nova cidade ele encontra Platão e Judy, dois jovens que também tem problemas com os pais

 

Kramer versus Kramer (1979), de Robert Benton: Ted Kramer é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna, sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy, o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.
Ladrões de Bicicleta (1948), de Vittorio De Sica: Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci, luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno para procurá-la pela cidade.
Lembranças (2010), de llen Coulter: Tyler Roth é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles, desde que uma tragédia abalou sua família. Aos poucos eles tentarão superar as diferenças. Mas haverá tempo suficiente?
O Indomado (1963), de Martin Ritt: O inconsequente Hud Bannon (Paul Newman) vive para beber, brigar e seduzir. Idolatrado por seu sobrinho adolescente, Lonnie (Brandon De Wilde), vive em conflito com o pai, Homer (Melvyn Douglas), um conservador fazendeiro. Charmoso, porém cínico e rebelde, ele tenta ainda conquistar a empregada Alma (Patricia Neal).
O Sol é para Todos (1962), de Robert Mulligan: Um jovem negro é acusado de estuprar uma jovem branca. Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concorda em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, decide ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu. A história é narrada pela filha de Atticus.
O Pai da Noiva (1950), de  Vincente Minnelli: George Banks é um homem que ama sua família.  Mas tudo muda quando George recebe uma notícia-bomba: sua filha vai se casar! Acometido de uma crise de ciúmes, George cria mil confusões da festa de noivado ao grande dia, para não perder a única filha.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), de Tim Burton: Ed Bloom é um grande contador de histórias. Mas seu filho Will duvida que elas tenham de fato acontecido. Sandra, sua mãe, tentará aproximar pai e filho. 
Pinóquio (1940), de Hamilton Luske: Gepeto  é um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. O boneco tem uma particularidade: sempre que mente seu nariz cresce. Até o dia em que precisa resgatar seu criador, quando ele fica preso na barriga de uma baleia.
Procurando Nemo (2003), de Andrew Stanton: O passado reserva tristes memórias para Marlin nos recifes de coral, onde perdeu sua esposa e toda a ninhada. Agora, ele cria seu único filho Nemo com todo o cuidado do mundo, mas o pequeno e simpático peixe-palhaço acaba exagerando durante uma simples discussão e acaba sendo capturado por um mergulhador. 
Uma Lição de Amor (2001), de Jessie Nelson: Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. 
Vidas Amargas (1955), de Elia Kazan: Cal Trask (James Dean) disputa com o irmão Aaron (Richard Davalos), o “menino de ouro” da família, o amor de seu pai. Cal se sente solitário, e desde a infância luta pela atenção do pai, que não esconde sua preferência pelo outro filho. Só que uma surpresa muda um pouco as coisas: Cal descobre que sua mãe, dada como morta há muito tempo, mora perto dele. Ele vai fazer um empréstimo com ela, que virou prostituta, para salvar a fazenda da família e ganhar a aprovação do pai.

 

Comente Aqui!