19 de abril de 2025

A Era de Ouro de Hollywood: Os Filmes Mais Famosos de Betty Grable

Betty Grable foi um dos maiores símbolos de Hollywood. Conheça seus filmes essenciais, desde musicais deslumbrantes até comédias românticas.

Betty Grable1

Betty Grable nasceu Elizabeth Ruth Grable em dezembro de 1918, em St. Louis. Filha mais nova de três irmãos, teve sua identidade falsificada pela mãe para conseguir um contrato em Hollywood, mas foi descoberta e Betty acabou despedida. Sua mãe também foi responsável por seu icônico cabelo platinado, que ela manteria por toda a vida.

Na década de 1930Betty Grable participou de filmes de sucesso, como Whoopee! (com Eddie Cantor) e The Gay Divorcee (com Fred Astaire e Ginger Rogers). Em 1937, casou-se com o ex-astro mirim Jackie Coogan, mas o casamento durou apenas três anos.

Na década de 1940, Betty brilhou em filmes em cores da 20th Century Fox, consolidando-se como uma das rainhas do Technicolor. Sua fama a levou ao topo da popularidade por quase 10 anos, tornando-a uma das atrizes mais bem pagas da época. Confira a lista com seus melhores filmes:

 

Foi nessa época que a atriz posou para o fotógrafo Frank Powolny e criou a famosa foto pinup, na qual aparece de costas, olhando sensualmente para a câmera. A imagem se tornou a mais reproduzida entre os soldados durante a Segunda Guerra Mundial, transformando Betty em um símbolo da cultura americana.

No mesmo ano, ela casou-se pela segunda vez, agora com o trompetista Harry James, com quem teve duas filhas: Victoria e Jessica. Porém, infidelidades e problemas com alcoolismo levaram ao divórcio após 22 anos de casamento.

Após o fim da guerra, Betty continuou brilhando nos musicais da era de ouro de Hollywood. Em apenas 13 anos, estrelou 25 produções do gênero, consolidando seu legado como uma das maiores estrelas da época.

Seu último grande sucesso na 20th Century Fox foi em 1955, no filme How to Marry a Millionaire, onde dividiu a tela com Lauren Bacall e Marilyn Monroe. Depois disso, conflitos com os estúdios levaram ao fim de seu contrato. Betty ainda fez algumas aparições na TV, sem alcançar o mesmo sucesso, e estreou em musicais teatrais, como Hello, Dolly!.

Betty Grable faleceu em 1973, vítima de câncer de pulmão, aos 56 anos. Sua carreira deixou um legado inesquecível no cinema. Confira abaixo alguns de seus melhores filmes:

  1. Sob o Luar de Miami (Moon Over Miami, 1941), de Walter Lang: Kay e Barbara partem para o Texas em busca de maridos ricos. Muito canto e dança nesse filme, incluindo o número “You Started Something”. Com Don Ameche e Carole Landis.
  2. Quem Matou Vicki? (I Wake Up Screaming, 1941), de H. Bruce Humberstone: Vicky (Carole Landis) é encontrada morta. A polícia parte em busca de seu empresário para tentar descobrir quem foi o assassino da modelo. A única pessoa que pode ajudar o empresário é Jill (Betty Grable), a irmã da vítima. Com Victor Mature.
  3. Um Ianque na R.A.F. (A Yank in the R.A.F., 1941), de Henry King: Tyrone Power é um piloto que reencontra uma antiga paixão durante a segunda guerra mundial.
  4. Serenata Tropical (Down Argentine Way, 1940), de Irving Cummings: Diego Quintana, um criador de cavalos, fica irritado quando descobre que Binnie, uma antiga inimiga, deseja comprar seus cavalos. Para piorar, seu filho se apaixona pela sobrinha de Binnie e acaba prometendo um cavalo a ela, iniciando uma grande confusão.
  5. Minha Secretária Brasileira (Springtime In The Rockies, 1942), de Irving Cummings: Vicky Lane (Betty Grable), uma estrela, acredita ter sido traída pelo namorado e parte para outra cidade para se curar.
  6. A Preferida (The Pin Up Girl, 1944), de H. Bruce Humberstone: A famosa pin up Betty Grable estrela essa comédia musical sobre uma secretária que apaixona-se por um oficial da marinha, tendo de esconder dele sua verdadeira identidade.
  7. As Irmãs Dolly (The Dolly Sisters, 1945), de Irving Cummings: O filme conta a história das irmãs Jenny e Rosie, mais conhecida como as Irmãs Dolly. Com June Haver.
  8. Sua Alteza, a Secretária (The Shocking Miss Pilgrim, 1947), de George Seaton: Numa época em que mulheres não trabalham fora, Cynthia começa a trabalhar em uma empresa em Boston. Apesar de não ser bem recebida, ela logo irá encantar a todos.
  9. A Cegonha Demora-se (My Blue Heaven, 1950), de Henry Koster: Kitty e seu marido Jack fazem sucesso na rádio, mas sonham em ser pais. Quando decidem adotar uma criança, tem uma pequena surpresinha. Com Dan Dailey.
  10. Como Agarrar um Milionário (How to Marry a Millionaire, 1953), de Jean Negulesco: Três belas moças irão em busca de um marido. Mas não pode ser qualquer um. Ele tem que ser rico. Saiba mais.

 

Mais sobre a autora