O diretor sueco Ingmar Bergman é reconhecido como um dos mais influentes diretores de todos os tempos. Responsável por mais de 170 montagens teatrais começou uma parceria em 1953 com o diretor de fotografia Sven Nykvist. O diretor também trabalhou constantemente com atores consagrados como Bibi Andersson, Max von Sydon e Liv Ullmann.
Sua carreira cinematográfica teve início em 1941 quando começou a escrever roteiros. O sucesso veio após escrever Torment (1944), dirigido por Alf Sjöberg. Dentre seus primeiros filmes estão O Diabo Wanton (1949) e Monika e o Desejo (1953). O primeiro sucesso internacional veio com Sorrisos de Uma Noite de Verão (1955), quando foi nomeado para a Palma de Ouro em Cannes. A partir daí vieram seus maiores sucessos, como O Sétimo Selo, Através de um Espelho (1961), Luz de Inverno (1962), e O Silêncio (1963).
O diretor preferia escrever seus próprios roteiros e alguns deles são baseados em suas peças ou escritos em colaboração com outros autores. Posteriormente Begman deixou seus atores mais livres para improvisar as cenas, ficando a cargo deles até mesmo as falas utilizadas. Em seu trabalho questões como a insanidade humana, a doença, o temor da morte e as dúvidas relativas à fé e a solidão estão sempre presentes.
Caso você deseje adentrar na obra do diretor, sugerimos assistir a esses filmes indicados. Há também dois bons documentários para entender mais a obra e homem em questão: Liv & Ingmar – Uma História de Amor (Liv Ullmann e o diretor sueco Ingmar Bergman viveram uma relação que se estendeu por 42 anos e a atriz relembra alguns desses momentos) e Trespassing Bergman (Dividido em três partes – Bergman e o Cinema, Bergman e o Teatro e Bergman e a Ilha de Faro, faz um apanhado de toda a trajetória artística de Ingmar Bergman). Vamos aos filmes indicados: