Personagens Famosos do Cinema: Madame DuBarry

912

Jeanne Bécu, mais conhecida como Madame Du Barry, foi uma personagem histórica bastante conhecida por seu romance com o rei Luís XV da França.

Nascida em Vaucouleurs, em 19 de agosto de 1743, Jeanne recebeu uma educação privilegiada graças ao amante de sua mãe. Aos 15 anos deixou o convento e passou a exercer diversas atividades antes de chamar a atenção do conde Jean-Baptiste DuBarry. Passou a viver com ele, e após alguns anos foi levada à corte. Aconteceu o inevitável: o rei de 58 anos ficou fascinado com a beleza da jovem de 20. Para torna-la apresentável, casou-a com Guillaume du Barry, irmão de Jean, e concedeu-lhe o posto de sua amante preferida. Por volta de 1769 ela era apresentada em todas as rodas. Durante seus anos na corte, aproveitou seu status para elevar o mundo das artes, , protegendo muitos intelectuais e artistas. Dentre eles estão o pintor Hubert Drouais, que a pintou em várias ocasiões. Nesse período também fez diversos inimigos, que a acusavam de intensa influência sobre o rei.

Madame Du Barry por Hubert Drouais

Porém, seu reinado acabou com a morte do amante. Ela saiu da corte e se tornou amante do rico duque de Brissac. Com a chegada da revolução francesa, foi uma das primeiras acusadas de conspiração. Presa, tentou subornar várias pessoas para que a soltassem. Não houve acordo. Levada ao cadafalso, entregou vários companheiros que seriam mortos posteriormente pelos revolucionários. Ainda tentou subornar o carrasco, mas foi morta enquanto pedia mais alguns instantes. Tinha 50 anos.

DuBarry foi retratada no cinema diversas vezes, a primeira por Marjorie Brenner em The Seats of the Mighty (1914). Algumas versões como a de 1917 foi baseada no romance Memoirs d’un Médecin, de Alexandre Dumas. Optamos por mostrar apenas os filmes em que ela aparece como personagem principal:

Mrs. Leslie Carter em DuBarry (1915), de Edoardo Bencivenga
Theda Bara em Madame Du Barry (Du Barry, 1917), de J. Gordon Edwards – Infelizmente esse filme está perdido
Pola Negri em Madame DuBarry (Passion, 1919), de Ernst Lubitsch
Norma Talmadge em Du Barry, A Sedutora (Du Barry, Woman of Passion, 1930), de Sam Taylor
Dolores del Rio em Madame Du Barry (1934), de William Dieterle
Sari Barabas em Die Dubarry (1951), de Georg Wildhagen
Martine Carol em Madame du Barry (1954), de Christian-Jaque
Gail Robinson em Die Dubarry (1975), de Werner Jacobs

 

Comente Aqui!