Uma Lenda Chamada Celeste Holm

2743

Celeste Holm dedicou-se ao cinema por mais de 70 anos, recebendo o Oscar de Melhor atriz coadjuvante por sua performance em Gentleman’s Agreement (1947). A atriz também se tornou imensamente conhecida por interpretar Karen Richards, melhor amiga de Margo Channing (Bette Davis) em A Malvada. Afiada, não se negava a contar várias histórias sobre companheiros da indústria que conhecia melhor que ninguém.

Dentre as histórias, seu encontro com Leslie Howard. Em entrevista concebida a Susan King, a atriz contou que ele era um mulherengo notório: “Eu estava usando um vestido vermelho com uma touca cor de ouro. Howard olhou para mim, e antes que eu pudesse dizer algo, me tomou em seus braços e me beijou de uma forma como eu nunca tinha sido beijada antes ou depois. Eu estava totalmente despreparada. Eu só o tinha visto uma vez, na noite anterior.”. Howard era míope, e a teria confundido com uma atriz com quem tinha um romance. Os dois atuaram juntos em Hamlet, produção teatral que marcou a estréia dela nos palcos.

Armadilha Amorosa (1955)

Celeste nasceu em 29 de abril de 1917 na cidade de Nova York, descendente de noruegueses. Estudou balé na infância, se juntando a uma companhia em 1936. Foi na Broadway que ela iniciou a carreira de atriz e seu papel de maior sucesso foi em Oklahoma!, onde interpretava a personagem Ado Annie em 1943. Em 1946 veio sua estréia nas telas, em Three Little Girls in Blue.

Em A Leter to Three Wives ela era Addie Ross, amiga que deixa uma carta para as esposas afirmando que fugiu com um dos seus maridos. Mas seu papel mais lembrado foi em All About Eve. Sobre Bette Davis, Holm comentou que a atriz não gostava nem dela nem de Darryl F. Zanuck, chefe do estúdio. “Desde o primeiro dia não nos demos bem. Dei bom dia e Bette  me respondeu rispidamente ‘Ah, merda, boas maneiras!’. Depois disso não falei mais com ela.”.

Frankie Laine, Grace Kelly, Celeste Holm e  Frank Sinatra no set de High Society, 1956.

 

Mas era nos palcos que ela se soltava mesmo, fosse em dramas como She Stoops to Conquer (1949) ou comédias. Segundo o crítico John Chapman ela era “uma das poucas belezas inteligentes no palco”. A atriz também substituiu Gertrude Lawrence em The King and I em 1952. Voltando às telas, Armadilha Amorosa (1955) e Alta Sociedade (1956), ambos ao lado de Frank Sinatra .

Durante as décadas de 70 e 80 trouxeram destaque para a mesma na tv, quando ela estrelou várias séries televisivas como , The Eleventh Hour e Falcon Crest. A última vez em que apareceria nas telas seria na série Promised Land. A atriz recebeu inúmeras homenagens durante sua vida, incluindo o Award Siddons Sarah. Além disso foi nomeada para o Conselho Nacional de Artes pelo presidente Roald Reagan. Em 2006, Holm foi agraceada com um Lifetime Achievement Award pelo Festival de Cinema SunDeis na Universidade de Brandeis.

 

Vida Pessoal

Celeste se casou cinco vezes. A primeira delas em 1936, com Ralph Nelson. Da união nasceu seu filho Ted Nelson (1937). A criança foi educada pelos avós e o casamento terminou em 1939. Em seguida a atriz casou-se com o relações públicas Schuyler Dunning, com quem teve seu segundo filho, o empresário Daniel Dunning. Entre 1961 e 1992 ela uniu os laços com o ator Wesley Addy, de quem enviuvou em 1996. Aos 87 anos, Celeste se casaria pela última vez, dessa vez com o cantor de ópera Frank Basilie, de 41 anos. O casal se conheceu durante uma apresentação de Basilie.

A atriz dedicava-se a instituições de caridade. Holm chegou a levantar US $ 20.000 para a Unicef ao longo dos anos, cobrando o valor simbólico de 50 centavos por autógrafos.

A atriz com alguns de seus amigos

Seus últimos anos foram marcados pela ausência de seus dois filhos, que se afastaram dela após seu quinto casamento com Basilie. Eles entraram na justiça com uma ação financeira contra o casal, fazendo com que uma grande parte dos rendimentos de Holm passassem a eles. Os litígios fizeram com que ela terminasse seus dias dependendo da Segurança social. A atriz viveu seus últimos tempos no apartamento que pertence a Robert De Niro, no edifício Central Park. E foi lá que ela morreu de desidratação, causada após ter inalado fumaça em um incêndio.

Na companhia de seu último marido

Fontes: Classic Hollywood: Celeste Holm, Barbara Stanwyck and ‘The LawmanUS Actress Celeste Holm, Estranged from Sons, Dies at 95 with 49 Year Old Husband by Her SideMeeting Celeste HolmCeleste Holm: Oscar-winning actress best known for ‘All About Eve’ and ‘High Society‘, Celeste Holm, Remembered by Her Husband and Friends

 

Comente Aqui!