Um mundo em que os homens de bom coração são tomados como loucos e levados à julgamento. Este ´o mundo que Frank Capra deseja denunciar em O Galante Mr. Deeds, um de seus maiores sucessos. Aqui temos a história de um homem simples, cercado de amigos, e que recebe a notícia de que recebeu uma grande herança. E não é pouco: a fortuna está avaliada em 20 milhões de dólares. Ele não sabe o que fazer com tanto dinheiro. Deseja então fazer o bem. Vamos à sinopse?
A morte do banqueiro Martin W. Semple causa uma corrida para descobrirem que é o misterioso herdeiro de sua fotuna. O sortudo é seu sobrinho Longfellow Deeds (Gary Cooper), um homem que vive em Mandrake Falls, Vermont. Deeds é um homem simples cuja fonte de renda principal vem de seus poemas. Acompanhado por Cornelius Cobb (Lionel Stander), parte para Nova York sem saber o que o espera. Saber que herdou 20 milhões não muda em nada sua concepção de vida, nem mesmo quando ele se muda para uma grande mansão.
A ingenuidade de Deeds faz com que ele pense que todas as pessoas que o cercam na grande cidade repetem o padrão de sua terra natal. Mas não. Ele é cercado por vigaristas e pessoas interessadas em macular sua imagem. Uma delas é Babe Bennett (Jean Arthur), uma repórter que tem instruções específicas de ridiculariza-lo. Porém, ao conhecer sua “vítima” melhor, Babe começa a perceber o quanto tem agido mal. Ao resolver ajudar outras pessoas, Deeds será tomado como insano, e será levado a julgamento. De coração partido, ele não quer se defender.
Nosso herói confronta-se com a luxúria e a falsidade, mas jamais irá se romper, se tornando um herói para o povo. Ninguém como Gary Cooper para servir de modelo perfeito para o que o diretor imaginara. E para tê-lo no elenco, Capra chegou a esperar meses até que o ator pudesse compor a equipe.
Mesmo que a primeira opção para Babe tenha sido Carole Lombard, Cooper e Arthur acabaram funcionando perfeitamente em cena, e tinham uma química incrível. Arthur passava por momentos tensos naquele período (tinha crises de pânico constantemente), e o ator a ajudava a se tranquilizar enquanto estava ao seu lado. O fato é que a dupla funcionou tão bem que Capra pensou numa sequência. O projeto no final acabou não saindo do papel.
A Classicline acaba de lança-lo em um DVD que pode ser adquirido em qualquer loja do ramo. Você pode compra-lo online na Livraria Cultura.