Os Famosos Figurinos de E o Vento Levou (1939)

22575

75 anos após seu lançamento, e Gone With The Wind – E o Vento Levou –  continua sendo um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos.  O responsável pelos figurinos icônicos é Walter Plunkett, que teve mais de 150 projetos ao longo de sua carreira, incluindo Singin ‘in The Rain. Plunkett já tinha trabalhado para Selznick no passado e foi contratado ainda na pré-produção.

Margaret Mitchell preferia o trabalho de Muriel King e Plunkett quase perdeu o posto. Selznick chegou a negociar com King durante algum tempo mas não conseguiram chegar a um acordo. Foram cogitados também Irene, Travis Banton, Ladislaw Czettel, Lucinda Ballard, e Adrian.
Walter Plunkett
Foi então que Plunkett mostrou os croquis de Scarlett e ganhou definitivamente a corrida para ser o figurinista. Ele era conhecido pela pesquisa minuciosa e detalhes nos figurinos e para E o Vento Levou não foi diferente. O figurinista partiu para a Geórgia para fazer extensas pesquisas. Foram mais de 5000 trajes para os personagens principais e figurantes.

Recentemente a Universidade do Texas restaurou cinco vestidos usados por Vivien Leigh no filme. Eles não estavam em bom estado porque foram feitos para durar apenas o tempo do filme. O famoso vestido feito de cortinas é um dos poucos sobreviventes.

Mesmo sendo reconhecido como um dos figurinos mais marcantes, ele não ganhou o Oscar, pois naquela ano ainda não existia esse prêmio para melhores figurinos.

Abaixo mais algumas curiosidades a respeito dos famosos figurinos:

Comente Aqui!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorOs Desajustados (1961)
Próximo artigoOscar de 1930
Formada em Letras, Design e Especialista em Estudos cinematográficos. É sobretudo uma curiosa sobre a sétima arte. Fundadora do site Cinemaclássico, estuda cinema desde 2002. Ama Charles Chaplin, Raj Kapoor e navega constantemente em filmes de todo o mundo.