Robert Mitchum no Cinema: Clássicos Imperdíveis da Carreira do Ator
Descubra os melhores filmes de Robert Mitchum, ator lendário conhecido por seus papéis intensos no cinema noir, faroestes e dramas inesquecíveis.

Robert Mitchum se tornou um dos atores mais icônicos do cinema americano. Com uma carreira de 60 anos, interpretou alguns dos papéis mais memoráveis da Era de Ouro de Hollywood, consolidando-se como um dos grandes nomes do cinema clássico.
Robert Charles Durman Mitchum nasceu em 6 de agosto de 1917, na Califórnia. Perdeu o pai ainda bebê e, aos 12 anos, foi morar com os avós. Conhecido por seu temperamento forte, foi expulso de várias escolas e preso aos 14 anos. Sua entrada no mundo das artes veio por incentivo da irmã, Julie, que o convenceu a participar de peças em um teatro local. Mitchum se apaixonou pela atuação e logo conseguiu trabalhos como extra em westerns. Após várias participações, ganhou destaque em “Também Somos Seres Humanos” (1945) e no noir “A Estranha Aventura” (1944). Em “Correntes Ocultas” (1946), atuou ao lado da lendária Katharine Hepburn.
Sempre envolto em polêmicas, Mitchum foi preso por porte de maconha, mas liberado após uma semana. O escândalo não abalou sua popularidade, e nos anos 50 ele estrelou uma série de westerns de sucesso e “The Night of the Hunter” (1955), considerado seu filme mais aclamado.
Sua carreira continuou nas décadas seguintes, embora com menos intensidade. Mitchum atuou até os anos 90, com sua última aparição em “James Dean: Live Fast, Die Young” (1997), dirigido por George Stevens.
Poucos sabem, mas Mitchum também era compositor e cantor. Algumas de suas canções foram usadas em filmes, e ele lançou dois álbuns. Fumante inveterado, morreu em 1º de julho de 1997, vítima de câncer de pulmão. Foi casado por 57 anos com Dorothy Mitchum, com quem teve três filhos.
Confira abaixo alguns de seus melhores filmes, mas lembre-se: há muito mais obras incríveis em sua filmografia:
Fuga do Passado (Out of the Past, 1947), de Jacques Tourneur: Mitchum é Jeff Bailey, um homem que trabalha em um posto de gasolina em uma cidade do interior. Sua vida se transforma com a chegada dos capangas de seu antigo chefe. Eles virão em busca de seu passado.
Rancor (Crossfire, 1947), de Edward Dmytryk: Robert Young interpreta um detetive que investiga o assassinato de um judeu. Porém, o sargento Keeley (Mitchum) irá investigar o crime por conta própria.
Alma em Pânico (Angel Face, 1953), de Otto Preminger: Diana ama seu pai de maneira estranha, e tentará tirar todos que possam atrapalhar o relacionamento dos dois. Mitchum interpreta um motorista que será seduzido por ela. Porém, ele passa a desconfiar de suas verdadeiras intenções. Com Jean Simmons maravilhosa.
O Rio das Almas Perdidas (River of No Return, 1954), de Jean Negulesco e Otto Preminger: Matt Calder (Mitchum) é um ex-presidiário que reencontra seu filho e tenta refazer sua vida. Pouco tempo depois ele socorre Kay Weston (Marilyn Monroe), uma cantora de saloon. Os três são obrigados a fugir quando um grupo de indígenas chega ao local.
O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter, 1955), de Charles Laughton: Foi o único filme dirigido por Charles Laughton. Mitchum é o assassino Harry Powell, um homem que finge ser um reverendo. Quando estava na prisão, ele descobre que seu companheiro de cela tem uma grande quantia de dinheiro escondida com sua família. Viajando para a cidade de seu antigo companheiro, tentará descobrir onde está o dinheiro.
O Céu por Testemunha (Heaven Knows, Mr. Allison, 1957), de John Huston: Segunda guerra mundial. O fuzileiro Allison (Mitchum) é um sobrevivente de um naufrágio que chega a uma ilha desabitada. Lá conhece a freita Angela (Deborah Kerr), que fugiu de um ataque japonês. Os dois se tornam amigos e tentarão construir uma jangada para fugir. Porém, o perigo está à espreita.
A Casa da Colina (Home from the Hill , 1960), de Vincente Minnelli: Tenho uma enorme simpatia por este filme. Também conhecido como Herança da Carne. Mitchum é o capitão Wade Hunnicutt, um fazendeiro mulherengo e amoral que está em conflito com sua família. Um grande melodrama e crítica aos velhos costumes familiares. Com Eleanor Parker, George Peppard e George Hamilton.
Círculo do Medo (Cape Fear, 1962), de Lee Thompson: Max Cady (Mitchum) é um perigoso psicopata que acaba de sair da prisão. Ele tentará se vingar de Sam (Gregory Peck), um advogado que contribuiu para que ele fosse preso.
El Dorado (1967), de Howard Hawks: Mais um filme que conta com um grande elenco. John Wayne é Cole Thornton, um pistoreiro que faz suas próprias regras. Ele é contratado por um homem rico para fazer um serviço para ele. Mitchum interpreta o xerife J. P. Harrah, antigo companheiro de Thornton.
A Filha de Ryan (Ryan’s Daughter, 1970), de David Lean: Grandioso filme de Lean. Durante a primeira guerra mundial, Thomas Ryan (Leo McKem) é um pai generoso e que faz todas as vontades da filha. Rose (Sarah Miles) decide se casar com Charles (Mitchum), um velho professor. Porém, não consegue resistir à sua paixão por um jovem oficial.