Ella Geisman nasceu em 7 de outubro de 1917. June Iniciou sua carreira como corista, passando depois a dançarina e cantora. Sua estréia no cinema foi com o filme “Girl crazy”, ao lado de Mickey Rooney em 1943. June Allyson era considerada por seus colegas como uma garotinha sincera, alegre e jovial.
Aos oito anos foi atingida por um pesado galho de árvore que se partira com um raio causando-lhe sérios ferimentos e imobilizando-a por um longo período. Nesse tempo ia muito ao cinema e tentava aprender os passos de Ginger Rogers, sem nunca sonhar que as duas se tornariam amigas.
Foi talvez o cinema que a motivou a voltar a caminhar. Ela amava musicais e iniciou a carreira como dançarina na Broadway. Também foi corista e foi a escolhida para substituir Betty Hutton no musical Panama Hattie. Foi esse espetáculo que lhe abriu as portas e permitiu que ela fosse vista com outros olhos pela MGM. Mas o caminho seria muito longo. Ela ainda faria muitos pequenas participações.
Foi somente em 1942 que conseguiu um contrato com a MGM, onde estrelaria os musicais. Ela se tornou uma espécie de “a garota da casa ao lado” e era considerada a substituta de Judy Garland, quando esta não podia ou não conseguia fazer algum filme. Ao contrário do que possa parecer, elas se tornaram grandes amigas.
Em 1944 conheceu Dick Powell durante as filmagens de Meet the People (1944). No ano seguinte já uniam os laços. O casal teve dois filhos com Dick Powell. Há relatos que a atriz teve um romance com o ator Alan Ladd enquanto trabalhavam em Voando para o Além (1955), e cogitaram se separar de seus conjugues. Porém, acabaram se separando.
Ela permaneceria casada com Dick até a morte dele em 1963. Poucos meses depois ela já estava casada novamente, desta vez com o barbeiro de marido falecido, Alfred Glenn Maxwell. Eles permaneceram juntos até 1970, com breves separações. Seu último casamento viria em 1976 com o médico David Ashrow, com quem permaneceu até sua morte em 2006. Ela tinha 88 anos de idade e sofria de insuficiência respiratória.