É impossível passar batido a passagem de Shashi Kapoor, o mais novo dos irmãos Kapoor e último dos sobreviventes desta tradicional família de cineastas e atores indianos. Ele nasceu em 18 de Março de 1936 e teve sua estréia em Awaara (1951) interpretando o papel do personagem principal criança. O filme conta a história de um garoto que é preso por roubar pães, e se torna um bandido ao crescer. Para quem quiser conferir coloco abaixo uma de suas cenas neste filme que pode ser facilmente encontrado com legendas (coloquei aqui neste link o filme completo). Confira uma das cenas:
Shashi Kapoor era conhecido por ter uma personalidade alegre e extrovertida e por isso era bastante querido pelos parentes e amigos. O ator sofria há algum tempo com problemas nos rins e fazia diálise. O o último dos irmãos Kapoor, que fizeram sucesso na década de 50 e 60 faleceu em 2017. O mais velho, Raj Kapoor foi quem o introduziu ao cinema. Vamos conhecê-lo melhor?
Raj faleceu em 1988 e Shammi Kapoor (conhecido como o Elvis indiano) em 2011. Com isso fecha-se um ciclo. Ficam os netos desta família já tradicional do cinema indiano e iniciada com o pai desses, o ator Prithviraj Kapoor.
Shashi também se tornou produtor e atuou em mais de 150 filmes ao longo de sua vida, também se dedicando ao teatro. O ator foi casado com Jennifer Kendal, atriz com a qual chegou a atuar em diversos filmes e também no teatro. Isso fez com que quebrasse uma tradição familiar casando-se com quem escolheu. O casamento possibilitou uma série de filmes também estrangeiros e o casal teve três filhos (que também se tornaram atores ou produtores). Após a morte da esposa, de câncer em 1984) ele jamais voltou a se casar.
Ultimamente o ator de 79 anos andava muito debilitado e foi internado. Seu sobrinho, Randhir Kapoor (filho de Raj) foi quem confirmou com muito pesar sua partida.
Contudo permanece a tradição dos Kapoors, pois vários dos filhos deles continuam atuando no cinema indiano sendo uma das famílias mais respeitadas do cinema local.