O Senhor da Guerra (1965)

2045
Durante a Idade Média, Chrysagon (Charlston Heston) se torna encarregado de defender uma aldeia Druid. Lá chegando entra em contato com a cultura local, dividida entre o cristianismo e as religiões pagãs. Durante um passeio conhece a bela Bronwyn (Rosemary Forsyth) e fica fascinado por ela. De casamento marcado, Bronwyn parece assustada, mas logo irá se apaixonar por Chrysagon. Após a cerimônia de casamento, ele reclama seu direito da primeira noite com a noiva. Mesmo irado com a situação, o noivo aceita devido às tradições. Mas ao passar a primeira noite com a noiva, os dois decidem ficar juntos, desafiando toda uma aldeia.
Curiosa tradição da idade média, o “direito da primeira noite” se resume ao senhor feudal dormir com a noiva em suas núpcias, entregando-a ao marido no dia seguinte. Este filme traz tal ato, tentando desglamourizar o período, algo tão comum nos filmes da época. Aqui o período é mostrado como violento e bruto e de forma mais natura. Baseado na peça escrita por Leslie Stevens, o filme mantém o tom teatral, sobretudo nas batalhas extremamente coreografadas.

O Senhor da Guerra foi um dos primeiros destaques do diretor Franklin Schaffner, que se tornaria mais conhecido por filmes como Nicholas e Alexandra (1971) e O Planeta dos Macacos (1968), onde trabalhou mais uma vez com Heston. Um diretor francamente comercial, sempre soube dar precisão à narrativa. A história dá mais ênfase na questão religiosa e política do que na ação, que somente é observada na segunda parte. A atmosfera do filme é forte, embora o excessivo uso de Chroma Key em tomadas teoricamente externas.


Charlston Heston, um ator bastante conhecido por suas interpretações em épicos, investiu pesado nesse projeto, participando de várias etapas da produção, e influenciando diretamente na escolha do elenco. Na verdade ele queria Julie Christie, sua amiga, para interpretar a virgem, mas o nome da atriz foi vetada pelo estúdio. Além de Heston, o filme conta com um elenco de primeira categoria que inclui Richard Boone, Guy Stockwell, Maurice Evans, Michael Conrad e Rosemary Forsyth. A atriz nunca conseguiu alçar sua carreira ao nível estelar de seu par, e acabou sendo mais conhecida por seu papel neste filme.

* O filme foi lançado pela Classicline e encontra-se à venda nas principais lojas do ramo. Você pode compra-lo também pela Saraiva Online.

Comente Aqui!