Frases de Charles Chaplin

2727

“Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.”

“Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, F alei muitas vezes como um palhaço, mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.”

“A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la, Mas quem consegue, descobre tudo.”

“Num filme o que importa não é realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.”

“Reconheço que o tempo e as circunstâncias me têm favorecido. O mundo cumulou-se de afeições, inspirei amor e também ódio. Deu-me a vida o que havia de melhor e um pouco do pior”.

“Não sou político. Sou principalmente um individualista. Creio na liberdade, nisto se resume a minha política.”

“A obra cômica, se realizada com vida, pode ser tão grandiosa quanto uma tragédia grega”.

“Conhecer o homem. Esta é a base de todo o sucesso.”

“Fui e sou apenas um palhaço. Isso me coloca numa categoria muito acima de qualquer político”.

“Um dia vou interpretar Jesus. Fui feito para o papel. Pareço-me com Ele, sou judeu e comediante, o que me permite ver o personagem com objetividade”.

“Sou um poeta. Um anarquista espiritual. Não sou um patriota. Sou amoral, sou artista.”

“Para fazer comédia, só preciso de um parque, um policial e uma garota bonita.”

“Se soubesse os horrores que se passavam nos campos de concentração, não teria feito O grande ditador”.

“A coisa mais triste que posso imaginar é me ver habituado ao luxo.”

“Que eu seja um comediante. Mas um comediante que pensa.”

“A finalidade do cinema é a de nos transportar ao reino da beleza.”

“Não sou judeu. Não tenho essa honra.”

“A beleza é a única coisa preciosa da vida. É difícil encontrá-la, mas quem consegue, descobre tudo.”

“Não sou panfletário: escrevo o que considero vital, cômico e dramático. Se consigo isso no filme, então eu o considero bom.”

“A arte é uma emoção adiciional justaposta a uma técnica apurada”.

“Na verdade, o personagem Carlitos, é para mim uma terrível responsabilidade.”

“Fiquei muito honrado, mas devo admitir que comecei a fazer cinema por dinheiro. A arte veio depois, naturalmente. Nada posso fazer se as pessoas se decepcionam com essa afirmação. É a pura verdade.”

” Quem está distante sempre nos causa maior impressão “.

” Estudei o homem, porque se assim não o fizesse, não conseguiria realizar nada em meu ofício .”

” Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação “.

” Amo a tragédia porque ela é bela. A única comédia que vale a pena é aquela que contém a beleza “.

” Uma das coisas que sempre procuro evitar é não exagerar ou insistir demasiadamente num ponto determinado. Quando se exagera na comicidade, a cena deixa de produzir risos e nada acrescenta ao filme.”

” Muita gente me pergunta onde foi que me inspirei para criar a minha personagem. Na verdade, Carlitos aparece como sendo a síntese de muitos ingleses que eu via em Londres quando era jovem: tipos de pequena estatura, de bigodinhos pretos, roupas bem justas, e sempre portando uma bengala de bambu. A idéia da bengalinha foi a mais feliz de todas, pois foi ela que caracterizou a personagem e a tornou conhecida mais rapidamente. Desenvolvi o seu uso ao ponto de torná-la cômica por si só _ por exemplo quando ela se enroscava no pé de alguém ou puxava uma pessoa pelo ombro. Muitas dessas cenas acabavam por se tornar, inesperadamente, muito engraçadas.”

” Um dos prazeres que sinto ao produzir um filme é constatar que muitas vezes uma cena inesperada _ ou até mesmo errada _ acaba dando certo .”

” Toda vez que assisto a um dos meus filmes, quando ele é apresentado pela primeira vez ao público, eu presto mais atenção na reação das pessoas do que na própria película _ nas situações que causam o riso e nas que não causam. ”

” Não creio que a arte de representar possa ser ensinada. Já vi pessoas inteligentes fracassarem e pessoas estúpidas se saírem muito bem. O que a

” Com o uso da palavra não há mais lugar para a imaginação.”

” Não creio na técnica, no passeio da câmera em volta das narinas e das orelhas das vedetes. Creio na mímica. Creio no estilo.”

” Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade. Da mesma forma, pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida.”

” Durante a infância, a fome e o medo do amanhã eram duas constantes em minha existência. Por mais rico que possa vir a ser, jamais conseguirei me libertar desse medo. Sinto-me como um homem perseguido por um fantasma _ o fantasma da pobreza.”

” Sem minha mãe, acho que jamais teria me saído bem na pantomima. Ela possuía a mímica mais notável que já vi. As vezes, ficava durante horas à janela olhando para a rua e reproduzindo com as mãos, os olhos e a expressão de sua fisionomia tudo o que se passava lá em baixo. E foi observando-a assim que eu aprendi não somente a traduzir as emoções com as minhas mãos e meu rosto, mas sobretudo a estudar o homem..”

” Quando comecei a fazer filmes cômicos, fazia-os só pelo dinheiro _ a arte apareceu por acaso. Se isso decepcionar alguém, nada posso fazer. É a verdade.”

” Todas as minhas aspirações secretas, contidas, são satisfeitas quando escrevo e realizo um filme como O Grande Ditador. Entre o ditador e eu, não consigo distinguir qual é o verdadeiro Chaplin.”

” Que eu seja um comediante – mas um comediante que pensa.”

” Quando cheguei a Hollywood pela primeira vez, logo percebi que seia muito mais fácil para um judeu seguir carreira cinematográfica do que para um outro qualquer.

O primeiro produtor que me contratou julgou que certamente eu também fosse judeu … e eu nunca o contradisse.

Nascido na classe mais pobre da Inglaterra, sem passado nem castelos, nem ancestrais a defender, eu não era dos que se embaraçaram com esse tipo de precedente: judeu eles me queriam, judeu então eu seria.”

” Faço parte do mundo _ e no entanto ele me torna perplexo.”

” Em toda a minha carreira cinematográfica sempre me guiei em grande parte, pela opinião pública. Essa opinião chegava a mim através de cartas que recebia, em conversas pessoais, mas sobretudo por intermédio da imprensa. DO mesmo modo, também me convenci de que a contribuição que estou prestando com a realização de meus filmes é bem maior do que aquela que poderia oferecer se estivesse nas trincheiras servindo à causa da guerra.”

” Não sou político; sou principalmente um individualista. Creio na liberdade; nisso se resume a minha política … Sou pelos homens; essa é a minha natureza.”

” As duas personalidades que eu mais desejaria recriar em um filme seriam Napoleão e Jesus Cristo … Não representaria Napoleão como um general poderoso, mas como um ser fraco, taciturno, quase melancólico e sempre importunado pelos membros de sua família. Quanto ao Cristo, gostaria também de modificá-lo no espírito das massas. Acho que a personagem mais forte, mais dinâmica e mais importante que já existiu, acabou por ser terrivelmente deformada pela tradição. Mostra-lo-ía, então, acolhido em delírio por homens, mulheres e crianças. As pessoas iriam ao seu encontro para sentir o seu magnetismo. Não mais seria um homem piedoso, triste e distanciado; um solitário que acabou por ser o maio incompreendido de todos os tempos.”

” O amor é ajudado pela força. A doçura do perdão traz a esperança e a paz.”

” Estou sempre alegre _ essa é a minha maneira de resolver os problemas da vida. Tenho a impressão de que os homens estão perdendo o dom do riso.”

” Não posso crer que nossa existência não tenha sentido, que seja mero acidente, como nos querem convencer alguns cientistas. A vida e a morte são determinadas demais, por demais implacáveis, para que sejam puramente acidentais.”

” Nunca achei a pobreza atrativa nem edificante. O que ela me ensinou foi só uma distorção de valores.”

” O silêncio _ algo que não pode ser comprado _ quantos de nós saberíamos defrontá-lo ?

Os ricos compram o barulho. No entanto, nosso espírito se realiza quando estamos mergulhados no silêncio natural _ esse silêncio que jamais recusa aqueles que o procuram … ”

” A solidão é repelente. Tem um aura de tristeza, uma inadequação para atrair ou interessar, a tal ponto que nos sentimos ligeiramente envergonhados quando ela nos rodeia. Mas, num grau maior ou menor, atinge a todos.”

Comente Aqui!