O roteiro foi baseado no livro escrito por Anitas Loos e suas memórias e conta a história de duas amigas que embarcam em um navio em busca de maridos. Lorelei (Marilyn Monroe) está comprometida, mas a família do noivo não confia nela, colocando um detetive em sua cola. Dorothy (Russell) por sua vez busca um homem que lhe ame de verdade.
Em sua última entrevista, 10 anos após a estréia do filme, Marilyn relembrou que os executivos não tinham o menor respeito por ela e fizeram questão de dizer que Jane Russell era a atriz principal e ela apenas uma coadjuvante. Marilyn bem humorada teria comentado: “Bem, posso até não ser a estrela, mas sou a loira do filme”.
Ela ganhou pouco mais de 200 dólares semanais, enquanto que Russell ganhou 500 dólares. Apesar das dissonâncias no salário, as duas se deram bem e a morena ajudou bastante Marilyn nos bastidores, principalmente em suas crises. Cogitou-se uni-las novamente em um novo projeto, mas Marilyn rejeitou por achar o roteiro muito fraco. Esse acabou sendo o único filme em que atuaram juntas.
Betty Grable foi a primeira opção para a loira do filme. Mas como ela era bastante famosa e os executivos não estavam interessados em pagar muito, investiram em Marilyn, que fizera sucesso no seu filme anterior Torrente de Paixão (1953) e começava a se delinear como um símbolo sexual. Judy Holliday também foi cogitada. Marilyn se esforçou bastante, e fez laboratório na produção da Broadway de Gentlemen Prefer Blondes estrelada por Carol Channing. A peça de Carol teve 740 apresentações, tendo estreado em 1949.
Os figurinos foram feitos pelo famoso figurinista William Travilla, mas alguns deles foram censurados por serem considerados muito picantes para a época. Um dos vestidos censurados foi o que seria utilizado por Marilyn na cena da dança em ”Diamonds Are a Girl’s Best Friend”. Antes feito de diamantes e curto, foi posteriormente trocado pelo vestido rosa longo de luvas.
Marilyn Monroe cantou a música a música Diamonds com maestria. A proposta inicial era que ela fosse dublada, mas o resultado ficou tão bom que eles desistiram e resolveram manter sua voz. Somente no trecho ‘Essas pedras não perdem a sua forma, os diamantes são meninas melhor amigo” ela precisou da ajuda da cantora Marni Nixon, famosa por dublar outras atrizes como a Rita Hayworth. Essa música acabou se tornando a 12ª mais importante do cinema pela AFI.
Grande fã de Marilyn e do cinema clássico, Madonna fez um cover de Marilyn na música Material Girl, usando um vestido quase idêntico ao usado pela loira no filme.Nicole Kidman também faz um cover da música Diamonds em Moulin Rouge, de 2001.
O filme foi um enorme sucesso e como parte das comemorações, as duas atrizes principais deixaram suas marcas no cimento do Grauman’s Chinese Theater.