Robert Mitchum se tornou um dos atores mais queridos da América. Com uma carreira que durou 60 anos, interpretou alguns dos papéis mais marcantes do cinema. Se tornou, assim, um dos melhores atores da Era de Ouro de Hollywood.
Robert Charles Durman Mitchum nasceu em 6 de agosto de 1917, na Califórnia. Perdeu o pai quando ainda era um bebê e aos 12 anos foi morar com os avós. Conhecido por ser muito briguento, chegou a ser expulso de várias escolas e preso aos 14 anos. A entrada para as artes veio através do incentivo de sua irmã Julie. Ela o incentivou a participar de algumas peças em um teatro local. Mitchum tomou gosto pela coisa e logo mais conseguiu trabalhos como extra em alguns westerns. Após uma série de participações, ganhou finalmente um destaque em Também Somos Seres Humanos (1945), e o noir A Estranha Aventura (1944). Em Correntes Ocultas (1946) trabalharia ao lado de Katharine Hepburn.
Sempre envolto em polêmicas, o ator chegou a ser preso por porte de maconha, e foi solto após uma semana. O escândalo não fez diminuir sua popularidade, e a década de 50 trouxe uma sequência de westerns comerciais e The Night of the Hunter (1955), considerado seu maior sucesso.
Sua carreira seguiu pelas décadas seguintes, com ele diminuindo um pouco o ritmo. Mitchum continuou a atuar até a década de 90. Sua última aparição foi em James Dean: Live Fast, Die Young (1997), de George Stevens.
Poucos sabem, mas o ator também era compositor e cantor. Algumas composições suas foram usadas em alguns filmes e ele chegou a lançar dois álbuns. Fumante por toda sua vida, morreu em 1 de julho de 1997. O ator morreu em decorrência de um câncer de pulmão. Ele foi casado por 57 anos com Dorothy Mitchum. O casal teve três filhos.
Vamos conferir alguns de seus melhores filmes. Mas não se prenda a listas. Há muitos mais filmes dele que são maravilhosos: