Biografia de Jane Fonda

2067

Filha do ator Henry Fonda e irmã de Peter Fonda, Jane Seymour Fonda nasceu em Nova York, em 21 de dezembro de 1937. Sua mãe, Frances Ford Seymour, que mantinha um quadro constante de depressão acabou se suicidando no seu aniversário de 42 anos enquanto estava internada em um sanatório.

Peter optou por esconder durante um bom tempo o motivo da morte da mãe, dizendo que ela falecera de um ataque cardíaco. Mas um pouco mais tarde, a garota que já tinha 13 anos descobriu pelos jornais o real motivo. Isso mexeu demais com ela e seu irmão Peter.

Aos 15 anos Jane começou a fazer dança e iniciou uma carreira de modelo, estampando revistas como Vogue. Após estudar em Paris, retornou aos Estados Unidos e começou a estudar no famoso Actors Studio, de Lee Strasberg. Após trabalhar no teatro, iniciou sua carreira no cinema na década de 60, no filme Tall Story.

Tornou-se uma sex symbol ao fazer filmes como Cat Ballou (1965) e principalmente Barbarella (1968), dirigido por seu então marido Roger Vadim. Pouco a pouco, enquanto adquiria experiência na vida, Jane começou a se sentir incomodada com o rótulo de símbolo sexual. Isso limitava sua carreira e a fazia se sentir um objeto. Na verdade, parte da culpa disso veio de Roger Vadim, que transformou todas as suas esposas em símbolos sexuais. O relacionamento com o diretor durou oito anos.

Jane ganhou 2 Oscars. O pimeiro por Klute (1972) e o segundo por Amargo Regresso (1979). Mas ela foi indicada por outros filmes: A Manha seguinte, Num lago Dourado (onde trabalha com o pai), Síndrome da China, Júlia e A Noite dos desesperados. Ela também se tornou famosa por uma série de exercícios aeróbicos que se tornaram um grande sucesso e fizeram com que hoje em dia ela ainda esteja em excelente forma.

Jane havia anunciado sua aposentadoria em 1991, mas acabou retornando em Monster in Law, filme de 2005. A atriz também é conhecida por sua luta política, sendo ativista política e odiada por alguns por causa disto. Ela casou-se mais duas vezes: Tom Hayden (1973 – 1990) e Ted Turner (1991 – 2001). Com Tom teve seu único filho biológico, o também ator Troy Garity e adotou Mary Luana. Atualmente a atriz vive em Atlanta, na Georgia, e continua fazendo filmes.

Confira também:

A mais completa galeria de Fotos de Jane Fonda que você verá!

Comente Aqui!