14 Curiosidades sobre Mickey Rooney

4089

Não é exagero dizer que Mickey Rooney foi um dos atores que contribuíram para que a MGM se tornasse o grande estúdio das décadas de 30 e 40. Nascido no Brooklyn em 23 de setembro de 1920, estreou aos 2 anos no teatro e os 6 no cinema. Seus filmes se tornaram grandes sucessos de público, lotando grandes cinemas. Quer saber um pouco mais sobre ele? Confira essas curiosidades:

1.Seu nome verdadeiro era Joseph Yule Jr.

Era filho de Joe Yule, um artista da vaudeville. Por causa disso Mickey estreou aos 2 anos nos palcos. Aos 6 fazia sua estréia no cinema interpretando um anão.

2. Entre 1927 e 1934 participou da série Mickey McGuire

Ele foi selecionado pela FOX para interpretar o personagem da história em quadrinhos entre 1927 e 1934, num total de 20 curtas.

3. Mickey mentiu sobre ter sido a inspiração para Mickey Mouse

Segundo o ator, ele conhecera Walt Disney no período em que estava interpretando Mickey McGuire. Impressionado com o pequeno ator, o cartunista teria homenageado seu famoso ratinho com seu nome. Mais tarde essa história provou ser falsa.

4. Sonho de uma Noite de Verão oi seu primeiro filme de destaque

O filme foi lançado em 1935 e trazia outros atores como Olivia de Havilland, Dick Powell e James Cagney.

5. Mickey recebeu um Oscar juvenil em 1939

Ele compartilhou o prêmio com Deanna Durbin por sua contribuição significativa em trazer para as telas o espírito e a personificação da juventude.

6. Andy Hardy foi sua série de maior sucesso

Kathryn Grayson com Mickey Rooney e Ann Rutherford

Ele se tornou o protagonista da série que rendeu à MGM muito lucro entre as décadas de 30 e 40. Foram ao todo 15 filmes que contavam com participações de atrizes como Judy Garland, Lana Turner, Ann Rockeford e outros.

7. Ele foi o primeiro adolescente a ser indicado a um Oscar de Melhor Ator

Por sua participação em Sangue de Artista (1939). Na foto, ao lado de Judy Garland em O Rei da Alegria. Fora seu Oscar juvenil, ele iria ganhar um prêmio honorário apenas em 1983, em reconhecimento aos seus 50 anos de versatilidade em uma série de filmes memoráveis.

8. Formou com Judy Garland uma dupla de sucesso

Judy Garland e Mickey Rooney no The Judy Garland Show, junho

Os dois estrelaram 10 filmes ao longo de 10 anos. O ator foi chamado para cantar no funeral da atriz em 1969, mas não conseguiu: estava emocionado demais.

9. Mickey foi o primeiro marido de Ava Gardner

O casamento durou um ano e ela o descreveu como o menor marido, e seu maior erro. Viciado em corridas de cavalos, ele a teria negligenciado.

10. Ele se casou num total de oito vezes

Sua última esposa foi Jan Rooney, de quem se separou em 2014. Segundo relatos, ele teria sido espancado durante anos por sua última esposa, além de ter grande parte de seu dinheiro roubado por um de seus filhos, Christopher Aber.

11. Mickey tem a carreira mais longa na história do cinema

Foram mais de 335 títulos entre 1926 e 2015. Ou seja, quase dez décadas.

12. O ator fazia questão de ir em todas as cerimônias de entrega do Oscar

13. Margaret O’Brien foi uma de suas últimas amigas

Os dois costumavam se encontrar para relembrar de amigos que já se foram. Como Judy Garland e Elizabeth Taylor, por exemplo.

14. O ator sofreu abusos em sua velhice e morreu relativamente pobre

O ator que enriqueceu com o cinema, faleceu em abril de 2014, deixando em suas contas apenas 18 mil dólares.

Comente Aqui!