18 Fatos sobre Joan Fontaine

6863

1. Sua mãe também era atriz

Olivia com a mãe e Joan Fontaine

Lillian Fontaine atuou nos palcos e no cinema. Seus filmes mais conhecidos foram Farrapo Humano (1945), O Bígamo (1953) e Angústia (1946)

2. Joan de Beauvoir de Havilland é seu nome verdadeiro

Joan Fontaine

Joan, que nasceu em Toquio em 22 de outubro de 1917 escolheu o sobrenome Fontaine, da parte do seu padrasto, para diferenciar-se do sobrenome da irmã Olivia. Ela se tornou uma cidadã americana em 23 de abril de 1943.

3. A inimizade entre Joan e sua irmã Olivia de Havilland veio desde a infância

Olivia De Havilland e Joan Fontaine, sua irmã

A razão seria o ciúme excessivo que Olivia sentia da mãe. Na adolescência, Olivia chegou a cometer cometer bullyng com a irmã, puxando-lhe o cabelo e rasgando as roupas durante brigas. Elas competiam pela atenção da mãe e também por brilharem em Hollywood. Por fim, as duas deixaram de se falar definitivamente. A última foto delas juntas foi tirada em 1967.

4. Joan perdeu a virgindade aos 20 anos

Joan Fontaine em Jane Eyre (1943)

Foi com o ator Conrad Nagel, que era 20 anos mais velho que a atriz.

5. Joan começou sua carreira nos palcos

Após voltar de Tóquio em 1934, Joan iniciou uma carreira nos palcos em Los Angeles. Lá fez testes na MGM e ganhou um papel em Adeus Mulheres(1935). Mas ela quase não é vista. Foi somente dois anos depois que ela conseguiu um papel melhor em A Sorte não Se Compra (1937).

6. Ela afirmou que ela foi a primeira escolha para o papel de Melanie Wilkes em … E o Vento Levou (1939)

Segundo a atriz, George Cukor teria lhe dito que ela era muito elegante para desempenhar o papel. Ela então teria sugerido sua irmã mais velha. Olivia afirmou que isso era mentira.

7. A primeira indicação veio com um filme de Hitchcock

Em Rebecca, A Mulher Inesquecível (1940) ela chegou a ser indicada ao prêmio de melhor atriz. Porém, perdeu para Ginger Rogers em Kitty Foyle (1940).

8. Falando em Rebecca, ela foi tratada mal por Laurence Olivier nos sets


O ator queria sua então namorada, Vivien Leigh, no papel. Inconformado, esnobou Joan durante todo o tempo em que filmaram.

9. Ela ganhou um Oscar por outro filme de Hitchcock

DXKRXX SUSPICION. Image shot 1941. Exact date unknown.

Em 1941 ela foi indicada e ganhou a estatueta por interpretar uma mulher assustada com seu companheiro em Suspeita (1941). Nesse período, sua carreira decolou. joan se tornou a única artista para ganhar um Oscar atuando em um filme dirigido por Alfred Hitchcock. Ela seria mais uma vez nomeada, dessa vez por De Amor Também Se Morre (1943) , mas perdeu.

10. Falando De Amor Também Se Morre (1943)…


No filme ela é uma garota simples que se apaixona por um músico muito mais velho interpretado por Charles Boyer. Também amo esse filme, Joan.

11. Sobre Charles Boyer ela afirmou:

“Charles Boyer continua sendo meu parceiro favorito. Era um homem intelectual, de bom gosto, altruísta e dedicado ao seu trabalho. Acima de tudo se preocupava com a qualidade do filme, e ao contrário da maioria dos atores com quem trabalhei (excetuando-se Fred Astaire), sua primeira preocupação era o filme e não ele mesmo.”[/caption]

12. Ela tinha outros bons e velhos amigos:

Joan Fontaine, Jason Robards Jr. e Jennifer Jones

Ingrid Bergman, Jennifer Jones, Anita Colby, David Niven, Lillian Gish, Charles Boyer, George Cukor, Joan Bennett, Constance Bennett, Lana Turner e Bob Hope. Na foto, com Jane Withers e Ida Lupino (uma de suas maiores amigas).

13. Joan casou-se quatro vezes

Joan Fontaine e William Dozier

Com Brian Aherne (1939 – 1945) Com William Dozier (1946 – 1951) Com Collier Young (1952 – 1961) Com Alfred Wright, Jr. (1964 – 1969)

14. Ela teve uma única filha

Joan Fontaine e filha

Deborah Leslie Dozier (também conhecida como Debbie Dozier ) nasceu em 5 de novembro de 1948, quando Joan tinha 31 anos. O pai foi Willliam Dozier, seu segundo marido. Ela engravidaria outras duas vezes, a última aos 46 anos, mas perderia as crianças.

15. Sabe quais eram seus diretores favoritos?

Alfred Hitchcock e George Cukor.

16. Sua despedida nas telas foi no filme televisivo Good King Wenceslas (1994)

17. Isso não tem muita relevância no momento mas você precisa saber que ela era alérgica a mariscos


Na verdade só coloquei esse item para encaixar essa foto que achei tão linda

18. Joan Fontaine faleceu aos 96 anos de causas naturais

Foi em 15 de dezembro de 2013 e ela estava na casa onde morava em Carmel, Califórnia, desde 2003. Ela faleceu sem se reconciliar com a irmã. (Essa foi uma de suas últimas fotos).

Comente Aqui!