Relembrando a atriz Eva Todor

4472

Pouca gente sabe, mas Eva Fódor Nolding nasceu na Hundria em 9 de novembro de 1919. Com uma família ligara às artes, Eva foi logo matriculada em uma escola de balé. Seus pais fugiram para o Brasil por causa das precária situação em que a Europa vivia.

Já no Brasil ela continuou as aulas de balé e partiu para o teatro. Sua estreia no cinema foi em Os Dois Ladrões (1960), filme de Carlos Manga. Ao seu lado Oscarito. Dê uma olhadinha nessa sua cena:

Ela era muito boa sobretudo em comédias, que fazia com o maior prazer. Mas também chegou a atuar em dramas, fosse no cinema, teatro ou tv. Aliás, sua carreira na tv a deixou mais famosa, e ela atuou em várias novelas e séries, dentre elas: Locomotivas (1977), Te Contei (1978), Coração Alado (1980), Sétimo Sentido (1982), dentre outras.

Além de uma atriz maravilhosa ela era uma pessoa formidável. Eva foi casada duas vezes, com Luis Iglesias (1936 a 1958) e com Paulo Nolding (1964 a 1989), mas jamais teve filhos. Sendo assim, deixou uma fortuna para seus empregados: sua cuidadora, seu motorista e seu secretário. Deixou muita, mas muita saudade.

Eva Todor teve uma carreira longínqua, falecendo em 10 de dezembro de 2017 de pneumonia. A atriz vivia em sua casa reclusa após trabalhar pela última vez na novela Salve Jorge (2012).

Confira também:

Vanja Orico, a Musa do Cinema Brasileiro e de Fellini

Comente Aqui!