Morre Kirk Douglas aos 103 anos

25421

O ator Kirk Douglas faleceu aos 103 anos de idade. Kirk deixa sua esposa, Anne, com quem foi casado por 65 anos.

Seu filho Michael deu a triste notícia para a revista People: “É com tremenda tristeza que meus irmãos e eu anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos. Para o mundo ele era uma lenda, um ator da idade de ouro dos filmes que viveu seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas em que ele acreditava estabeleceu um padrão para todos nós aspirarmos. Para mim e meus irmãos Joel e Peter, ele era simplesmente pai. Para Catherine, um maravilhoso sogro, para seus netos e bisneto, seu avô amoroso. E para sua esposa Anne, um marido maravilhoso.”

O consagrado ator de Spartacus nasceu em 9 de dezembro de 1916 em Amsterdam (Nova York). A sua atuação em O Tempo Não Apaga abriu muitas portas, sendo bem recebida por público e crítica. Em O Invencível (1949) ele interpreta um pugilista inescrupuloso e ambicioso, que deixa a família em busca da fama. Com isso Douglas recebeu sua primeira indicação ao Oscar.

Douglas foi creditado em 91 filmes e dirigido pelos maiores cineastas da era de ouro: Jacques Tourneur, Mark Robson, Michael Curtiz, Raoul Walsh, Billy Wilder, William Wyler, Howard Hawks, Edward Dmytryk, Anatole Litvak, Henry Hathaway, King Vidor, Robert Aldrich, John Huston, John Frankenheimer, Otto Preminger, Anthony Mann, René Clement, Martin Ritt, Stanley Donen e George Miller. No entanto, seu gênio forte fez com que somente alguns (dentre eles Joseph L. Mankiwicz e Vincente Minnelli) quisessem repetir a experiência de dirigi-lo.

 

Comente Aqui!