Relembrando Irene Dunne

1283

Irene Dunne é uma daquelas atrizes que foram amadas mas não receberam o devido reconhecimento. Esta americana nasceu em 20 de dezembro de 1898 em Louisville. Sua formação era de professora, mas ela gostava muito dos palcos e resolveu investir na carreira de cinema. Frequentou a Academia de Música de Chicago e, em 1920, estreou no teatro naquela cidade.

Dois anos mais tarde ela estava em Nova Iorque na peça The Climbing Vine. De lá foi um passo para chegar à Broadway em espetáculos como Lucky Girl e She’s My Baby. Depois de excursionar com Florence Ziegfeld em Showboat. Estreou nas telas em Leathernecking (1930). Infelizmente ele faz parte dos filmes perdidos.

As comédias em que participava faziam dela uma atriz bastante do público. Ela chegou a ser indicada 5 vezes ao Oscar, sem ganhar uma só vez. Acabou sendo apelidada de “a melhor atriz a não ganhar o Oscar”. Mas lembremos que ela não era a única. Muitas como Barbara Stanwyck, Kirk Douglas e Glenn Close engordam essa lista. Fiz até uma listinha dos injustiçados neste link aqui, e claro que Irene está no meio.

O que importa mesmo é que ela fez uma brilhante carreira, e ainda era uma excelente cantora, dando uma palhinha em muitos filmes como este abaixo:

Irene casou-se uma única vez, com o dentista Francis Griffin, adotando uma filha e vivendo com ele até o seu falecimento, em 1965. Em 1957 se aposentou das telas mas deixou um grande tesouro para revermos sempre. Irene Dunne faleceu aos 91 anos de causas naturais.

Confira também:

Os Melhores Filmes de Irene Dunne

Comente Aqui!