William Holden, O Garoto de Ouro de Hollywood

2081

William Holden teve uma das maiores bilheterias no início da década de 50. Além de ter uma boa aparência, era bastante procurado por ser também um ótimo ator. Porém, problemas pessoais o levaram a cair e na década de 60 sua carreira estava ameaçada.
Holden era o mais velho de três filhos (seus outros irmão se chamavam Robert e Richard) e nasceu William Franklin Beedle Jr. em Illinois em 17 de abril de 1918. Sua mãe era uma professora e seu pai um químico industrial.


Seus primeiros passos como ator foi ainda na adolescência, até que foi contratado pela Paramount. Em 1939 apareceu como um extra em Prison Farm. Atuou também em Golden Boy (1939), no qual interpreta um violinista que se transforma em um boxeador. O ator estrelou algumas películas na Colúmbia Pictures e a Paramount antes de servir no Exército durante a Segunda Guerra Mundial. Lá ele atuou em filmes de treinamento.

Sua carreira decolou quando Billy Wilder o escalou para estrelar Joe Gillis em Sunset Boulevard. Ele contracenou com a estrela Gloria Swanson, ganhando sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator. Após esse filme ele foi escalado para outros personagens que eram uma combinação de homens bonitos com cinismo. Em Stalag 17 (1953) Holden ganhou o Oscar de Melhor Ator. Outros filmes de destaque desse período foram Executive Suite (1954), The Country Girl (1954), As Pontes de Toko-Ri (1954) e Picnic (1955).
Holden também fez uma série de comédias leves, como em The Moon is Blue (1953) e ao lado de Judy Holliday em Born Yesterday (1950). Em Forever Female (1953) ele atuou ao lado de Ginger Rogers e esteve ao lado de Audrey Hepburn e Humphrey Bogart em Sabrina (1954).Como Holden e Audrey Hepburn tinham feito sucesso no filme anterior que fizeram juntos, pensou-se que a dupla iria segurar assegurar um sucesso. Não foi o que aconteceu e Paris When It Sizzles (1964), se tornou um filme esquecível. O fato é que nessa década seus filmes tinham menor impacto comercial e a crítica começou a cair em cima.


O ator foi casado com Brenda Marshall. O casamento entre os dois era bastante tumultuado mas durou 30 anos, nascendo dois filhos dessa relação. Holden também se envolveu com a atriz Audrey Hepburn.

Em 12 de novembro de 1981 o ator faleceu na casa onde morava. De acordo com a autópsia, o ator bebendo estava sozinho em casa quando escorregou em um tapete e bateu com a testa em uma mesa de cabeceira e sangrou até morrer. A evidência sugere que ele estava consciente, pelo menos trinta minutos após a queda, mas não percebeu a gravidade da lesão. O seu corpo foi encontrado quatro dias depois. Após a sua morte seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas no Oceano Pacífico.

Comente Aqui!