Visita ao Estúdio Cinecittà, em Roma

334

Visitei o estúdio Cinecittà em Roma. Foi uma experiência fascinante, sobretudo quando se é uma fã de cinema e fica-se o tempo todo imaginando que Marcello Mastroianni esteve passeando por lá algum dia.

O estúdio Cinecittà  fez história. Lá foram gravados grandes clássicos e testemunhou o trabalho de diretores como Federico Fellini e atores como Marcello Mastroiani, Rock Hudson, Elizabeth Taylor e Sophia Loren, dentre outros. Localizado em Roma, é muito fácil o seu acesso. Pegando-se o metrô, chega-se à estação com o mesmo nome do estúdio, e voilá!, saímos quase na porta.

Entrada dos Estúdios Cinecittà

Ao passar os portões temos no jardim alguns itens que foram utilizados em filmes, como essa carroça, usada na produção Pinocchio (2002), de Roberto Benigni:

Carroça usada no filme Pinocchio, de Roberto Benigni
Jardins
Jardins

O estúdio ainda está em pleno funcionamento, e várias produções ainda são realizadas por lá. Escolhi contratar uma visita guiada, já que só é possível adentrar na parte dos cenários e estúdios com um guia autorizado. Há horários disponíveis para visitas guiadas em inglês e italiano.

Visita aos Estúdios onde foram e são feitos os filmes

O primeiro passo foi conhecer os grandes galpões onde são feitas as séries e filmes. A maior emoção deste momento foi avistar o famoso Teatro 5. Lá foram realizados filmes de Federico Fellini, cenas de Ben-Hur e outros:

Entrada do teatro com placa. Felinni!!!
O famoso teatro número 5!

Logo depois entramos na parte dos cenários externos. Aqui, construções para filmes e o grande cenário feito para a série televisiva Roma. Interessante tocar o material e perceber o quão leve e frágil são os cenários.

Uma Sala inteiramente dedicada à Fellini

Fellini foi um dos grandes mestres não somente do cinema italiano, mas do cinema mundial. Ele é aclamado por obras como Noites de Cabíria (1957), A Doce Vida (1960), Oito e Meio (1963) e outros. E os estúdios Cinecittà foram sua segunda casa. Aqui foram feitos os seus maiores clássicos. E nada mais justo do que uma sala dedicada ao seu trabalho. Nesta sala é possível relembrar alguns de seus personagens mais marcantes, ver figurinos utilizados em seus filmes e alguns dos seus desenhos que serviram de inspiração.

Figurinos originais de filmes de Fellini
Figurinos originais de filmes de Fellini
Reprodução de desenhos feitos por Fellini

Um estúdio de grandes estrelas

O estúdio foi inaugurado em 1937 e até 1943 foram feitos cerca de 300 filmes. Mas não só italianos eram rodados lá. Muitos filmes americanos também foram realizados no Cinecittà, tornando os custos mais baratos. Cleopatra (1963), que trouxe Elizabeth Taylor como estrela principal, foi um destes. E há também uma mostra com alguns figurinos de importantes filmes. Além disso, há toda uma parte mostrando os processos de realização dos filmes, como uso de chroma key, material utilizado para efeitos especiais em cenas de ação (como utilizavam o sangue cenográfico), dentre outros.

Figurinos utilizados por Alain Delon e Claudia Cardinale em O Leopardo (1963)
Figurinos utilizados por Claudia Cardinale em O Leopardo (1963)

Figurino usado por Rex Harrison em Cleopatra (1963)
Figurino usado por Elizabeth Taylor em Cleopatra (1963)
Figurino usado por Elizabeth Taylor em Cleopatra (1963)
É da Elizabeth Taylor, cara!!!!
Sobre figurinos

Figurino usado por Elizabeth Taylor em A Megera Domada (1967)

Visitar o estúdio é uma volta aos grandes clássicos. Poder ver alguns dos cenários e figurinos de filmes que marcaram os fãs do Cinema clássico sem dúvida é uma grande honra. Espero que vocês tenham gostado da matéria.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Comente Aqui!