Depois da Tormenta (Payment on Demand), do diretor Curtis Bernhardt traz um olhar bastante amargo sobre a história de um longo casamento que encontra-se em ruínas.
Joyce (Bette Davis) é pega de surpresa com um pedido de divórcio de seu marido, David (Barry Sullivan). Ela parece não entender os motivos que o levaram repentinamente a esse pedido e começa a relembrar todos os momentos da união, desde o namoro, passando pelo nascimento das filhas, o crescimento profissional dele e a luta diária para que vencessem na vida. Joyce começa a repensar também sua posição e percebe que nada surge de uma hora para outra.
A filha de Bette, Barbara fez sua estréia no cinema fazendo o papel de uma de suas filhas pequenas, porém ela não conseguiria emplacar uma carreira de atriz no futuro. Bette está excelente no filme, que foi filmado antes de All About Eve, porém só foi liberado após ele. Sua interpretação é sutil, e Joyce traz algo em comum na maioria dos personagens assumidos por Bette: é forte, lutadora e enérgica quando necessário.
Em alguns momentos a interpretação de Bette chega a ser comovente, como na cena em que , depois de muito sofrer calada com a separação, curva-se de dor ao ver sua filha casando-se. Percebe assim sua real solidão. Bernhardt escolheu filmar essa cena com a atriz de costas, e mostra bem o total seu domínio da cena. Nos flashbacks ela assume perfeitamente a personagem nas mais diversas idades e evolui da jovem sem grandes pretensões para uma recém casada ambiciosa, esposa devota, até a uma mulher acostumada a vitórias. As sequências de flashback são feitas de uma forma bem interessante, com a iluminação ponteando o momento em que Joyce começa a se lembrar do passado. O filme traz um sentimento de melancolia, mas ao invadirmos a intimidade daquele casal no passado, sentimos a doçura do que se passou e começamos a torcer para que fiquem juntos.
Barry Sullivan está muito bem como o marido infeliz, que após vê-se no dilema entre seguir em frente ou manter um casamento já há muito falido, decide-se partir para uma nova vida. O elenco de apoio está repleto de boas interpretações. Destaque para Jane Cowl, que interpreta Mrs. Emily Hedges, uma dama da sociedade que vive solitariamente depois que se separou. Seu diálogo com Joyce, em determinado momento, mostra como era difícil para uma mulher naqueles tempos manter-se sozinha e feliz. A sociedade cobrava um casamento de sucesso, e não conseguir manter um fazia delas pessoas isoladas e tristes. Esse filme marcou a despedida de Cowl nas telas. A atriz faleceria pouco tempo depois das filmagens. Peggie Castle (Lawman) e Betty Lynn (The Andy Griffith Show) complementam o elenco principal, no papel das filhas do casal, e que são extremamente diferentes uma da outra.
Curtis Bernhard também escreveu o roteiro juntamente com Bruce Mannin. Os figurinos foram assinados pela famosa figurinista Edith Head. Pelo roteiro original não havia dúvidas quanto o futuro do casal. O executivo Howard Hughes, porém, exigiu que as cenas finais fossem refeitas e o título mudado. Segundo Davis, “O novo final quebrou nossos corações. A que tínhamos feito inicialmente era o verdadeiro final para o nosso filme. Nós também ficamos com o coração partido com a mudança do título.”O filme está sendo lançado pela ClassicLine. Para maiores informações: http://goo.gl/US7Ww2