Obras Primas lança dvd em homenagem a Carl Theodor Dreyer

231

Carl Theodor Dreyer é amplamente conhecido por O Martírio de Joana D’Arc (1928), filme expressionista que acabou influenciando vários cineastas. Mas o diretor tem em seu currículo algumas outras obras de igual importância. Três delas acabam de ser lançadas no digipak Carl T. Dreyer, da Obras Primas do Cinema:

Michael (Mikael, 1924)

O pintor e mestre Zoret tem em Mikael sua fonte de inspiração e dedica-lhe todo o amor. Mikael retribui o sentimento… Mas após quatro anos de relação anda cansado de ser sua inspiração. Até que o rapaz, na flor da idade, apaixona-se pela bela condessa Zamikoff.
Um tocante filme sobre um triângulo amoroso que muitos estranharão por causa da época em que foi feito. Mas que mostra como Dreyer sabia capturar os sentimentos, exigindo sempre o melhor de seus atores. Benjamin Christensen, diretor de Häxan (1922) interpreta o triste mestre traído, com sua tristeza é quase palpável.

A Queda do Tirano (Du skal ære din hustru, Master of House, 1925)

Ida (Astrid Holm) é uma mulher dedicada ao lar. Cuida dos filhos e do marido com imenso zelo. Porém Viktor (Johannes Meyer) a trata mal, humilha-a e faz questão de sempre criticar tudo o que ela faz. Cansada de ver a situação em que Ida vive, Mads (Mathilde Nielsen), antiga babá de Viktor e amiga do casal, decide interferir. Unindo forças com a mãe de Ida, ela tentará “salvar” o casamento. O filme traz uma moral bem conservadora e moralista. Mas é interessante ver como as mulheres se unem para “ensinar” que não é bem assim que as coisas devem ser.

A Quarta Aliança da Sra. Margarida (Prästänkan, The Parson’s Widow, 1920)

Sofren (Einar Rod) namora Mari (Greta Almoroth). Mas seu pai só autorizará o casamento se antes o rapaz se tornar pastor. Após passar pelo teste, ele se torna o pastor de uma aldeia local. O que ele não sabia é que ele terá obrigação de se casar com a viúva de antigo pastor. Ela, apesar da idade parece não querer se encontrar com a morte.

O filme mostra bem sobre a versatilidade de Dreyer, indo de momentos de tensão, passando pela comédia escrachada até desembocar no drama e lições de vida. Vale a pena ser visto.

O dvd traz também 7 curtas metragens de diversos gêneros: Auxílio Materno (Mødrehjælpen – 1942); A Luta Contra o Câncer (Kampen mod kræften – 1947); A Igreja Rural (Landsbykirken – 1947); A Travessia (De nåede færgen – 1948); O Grande Escultor (Thorvaldsen – 1949); A Ponte de Storstroem (Storstrømsbroen – 1950); O Castelo Dentro do Castelo (Et slot i et slot: Krogen og Kronborg – 1954).

* Você pode adquirir o dvd em qualquer loja do ramo ou clicando na imagem abaixo:

Comente Aqui!