O Homem da Máscara de Ferro (1977) – Clássico de Aventura Inspirado em Alexandre Dumas
O Homem da Máscara de Ferro (1977) é uma adaptação envolvente do clássico de Dumas, repleta de aventura, mistério e conspirações na corte francesa

Richard Chamberlain foi um ator que ganhou fama participando de algumas minisséries na década de oitenta ~ como esquecê-lo como o padre de Pássaros Feridos? ~ e se destacava também em produções teatrais. Trabalhara ao lado da consagrada Katharine Hepburn em A Louca de Chaillot e em 1977 foi escalado para interpretar os irmãos gêmeos da história baseada no livro de Alexandre Dumas. Vale lembrar que Chamberlain estrelou várias adaptações da obra de Dumas, como Os Três Mosqueteiros (1973), A Vingança de Milady (1974) e O Conde de Monte Cristo (1975). Portanto, estava no local certo.
O Homem da Máscada de Ferro inicia-se com Philippe sendo acordado no meio da noite e levado para a prisão. Ele desconhece sua verdadeira origem, e não temos de fato uma explanação sobre sua vida atual, apenas que vive de maneira modesta. As explicações nos serão dadas ao longo do filme, quando descobrimos que o motivo que o levara a prisão foi o fato de ser o irmão primogênito do rei, o malvado Louis. Louis é o extravante rei casado com uma rainha feia e triste, e que não abre mão de seus luxos. Com o seu poder consegue trazer para seu lado as mais belas damas e riquezas, mas não ganha o coração da bela Louise (Jenny Agutter), que se apaixonará secretamente por seu irmão. Ao descobrir o paradeiro de Philippe, D’Artagnan (Louis Jourdan) inicia um plano para substituir o rei pelo seu irmão mais velho.

