Meu Jantar com André (1981)

981

Wallace dirige-se para um encontro com um amigo que não vê há muito tempo. Há ressalvas, e ele teme por um encontro tedioso, marcado por queixas e extrema decadência. O ator lembra que o amigo, que tinha um perfil mais caseiro, de repente desaparecera durante uns tempos. Ao chegar ao encontro surpreende-se com um bate papo em que André explana sobre a experiência que tivera em suas viagens. Ele sonha em montar algo com essas lembranças e também sobre coisas que ainda não viveu. No encontro eles não só discutem sobre suas vidas, mas também sobre a realidade x sonhos, filosofia, sobre o teatro e sobre a própria vida.

Wallace Shawn dava os primeiros passos como ator e roteirista quando conheceu o experiente diretor de teatro André Gregory. Eles tiveram certa dificuldade em desenvolver o roteiro por causa de sua duração. E foram vários encontros para compilar tudo o que sabiam ou sentiam sobre a vida. As ideias eram extensas e tornara-se um longo texto que dificilmente seria aceito por alguma produtora. Após procurar diversos diretores e receberem uma negativa, finalmente receberam uma ligação de Louis Malle. O diretor que acumulou prêmios e uma carreira brilhante, trazendo sucessos como ‘Vida Privada” (1961), ”Viva Maria” (1965) , ”Adeus, Meninos” (1985) e o polêmico Pretty Baby – Menina Bonita (1978) estava disposto a abraçar o projeto. Ficara emocionado e ofereceu-se para o dirigir, compilando em 110 minutos o jantar entre dois amigos, e suas trocas de experiências através de um dos papo cabeça mais incríveis do cinema.

É um filme para ser assistido com certa paciência e foco, pois a conversa filosófica pede algumas pausas para a reflexão. No final ficamos com a mesma impressão que o Wallace fica: seu tempo não foi perdido e aprende-se um pouco mais sobre tantas questões, sobre como nos equivocamos sobre as pessoas, as julgamos, as colocamos em potes. Sobre como a convivência longa nem sempre é um sinal de que as coisas vão bem ou que conhecemos quem está do nosso lado. De como os olhos de repente se abrem quando as perspectivas são colocadas em cheque. Um filme, que embora em alguns momentos possa ser deveras tedioso para as almas mais agitadas, sempre deixa uma lição sobre o conhecimento.
A obra está sendo lançada no Brasil pela Obras Primas do Cinema e traz em quase duas horas de extras entrevistas com o diretor André Gregory e Wallace Shaw.
Você pode adquirir o dvd na Livraria Saraiva ou em qualquer loja física.

 

Comente Aqui!