75 anos após seu lançamento, e Gone With The Wind – E o Vento Levou – continua sendo um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos. O responsável pelos figurinos icônicos é Walter Plunkett, que teve mais de 150 projetos ao longo de sua carreira, incluindo Singin ‘in The Rain. Plunkett já tinha trabalhado para Selznick no passado e foi contratado ainda na pré-produção.
Margaret Mitchell preferia o trabalho de Muriel King e Plunkett quase perdeu o posto. Selznick chegou a negociar com King durante algum tempo mas não conseguiram chegar a um acordo. Foram cogitados também Irene, Travis Banton, Ladislaw Czettel, Lucinda Ballard, e Adrian.
Foi então que Plunkett mostrou os croquis de Scarlett e ganhou definitivamente a corrida para ser o figurinista. Ele era conhecido pela pesquisa minuciosa e detalhes nos figurinos e para E o Vento Levou não foi diferente. O figurinista partiu para a Geórgia para fazer extensas pesquisas. Foram mais de 5000 trajes para os personagens principais e figurantes.
Recentemente a Universidade do Texas restaurou cinco vestidos usados por Vivien Leigh no filme. Eles não estavam em bom estado porque foram feitos para durar apenas o tempo do filme. O famoso vestido feito de cortinas é um dos poucos sobreviventes.
Mesmo sendo reconhecido como um dos figurinos mais marcantes, ele não ganhou o Oscar, pois naquela ano ainda não existia esse prêmio para melhores figurinos.
Confira a galeria com alguns vestidos, croquis e cenas do famoso filme: