Gentleman Prefer Blondes se tornou um dos maiores sucessos de 1953. Dirigido por Howard Hawks, traz no elenco principal Jane Russell e Marilyn Monroe. Baseado no livro de Anitas Loos, conta a história das amigas Lorelei e Dorothy que partem em um cruzeiro. Lorelei Lee (Monroe) está noiva de um milionário mas a família não aprova o relacionamento e coloca um detetive particular em sua cola, visando provar sua infidelidade. Já Dorothy Shaw (Russell) busca um amor verdadeiro.
Lorelei seria inicialmente interpretada por Betty Grable, mas diante do sucesso de Marilyn em Niagara (1953), o estúdio decidiu investir em sua imagem. Mas enquanto a morena recebeu U$ 200.000 por sua participação, a loira recebeu 500 por semana. O tempo seria mais justo e hoje em dia Marilyn é imensamente mais lembrada que sua colega de elenco. Na época, ao saber que ela não seria considerada a principal, teria dito: “Bem, eu ainda sou a loira do filme;’. Apesar da discriminação por parte do estúdio, as duas ficaram muito amigas durante as filmagens.
“Diamonds Are a Girl’s Best Friend” teve a maior parte do filme cantada por Marilyn Monroe, mas ela precisou de ajuda técnica em duas partes, já que não conseguia alcançar os agudos. Marni Nixon a dublou nesses momentos.A perfomance acabou se tornando a 12ª mais importante dos filmes pelo AFI. Após isso a música teve diversas versões, de Lena Horne a Nicole Kidman em Moulin Rouge.
A personagem loura burra de Marilyn ajudou a criar o mito, mas a história não apresenta grande sentido e deve ser vista sem grandes expectativas. As falas são meio vergonhosas e ultrapassadas, como por exemplo na cena em que Lorelei arregala os olhos e aconselha a amiga dizendo: “Eu quero que você encontre a felicidade – e pare de se divertir”. Outra frase, que teria sido sugerida pela própria atriz diz: “Eu posso ser inteligente, mas os homens não gostam disso”. Já a cena em que Jane dança ao lado de jovens sarados é um dos pontos mais divertidos do filme, se levarmos em conta que os homens são claramente gays.
Mesmo assim é impossível não se envolver com a fotografia em technicolor que enfatizam os belos vestidos usados pelas atrizes. O figurino foi assinado por Travilla, que chegou a desenhar outros para o filme mas foi censurado. O vestido rosa usado no número musical ”Diamonds Are a Girl’s Best Friend’ se tornou icônico e imitado em todo o mundo. Já outro feito de lamé teve suas cenas cortadas e aparece apenas em uma pequena cena, quando a Marilyn aparece de costas.
Com memoráveis números musicais, cores berrantes (laranja, rosa, preto em sua maioria), não teria como ser diferente: o filme foi um grande sucesso de público, embora as interpretações fossem questionadas, e Russell e Monroe tiveram suas mãos marcadas no cimento do Grauman’s Chinese Theater, numa cerimônia no dia 26 de junho de 1953.